quinta-feira, 16 de junho de 2011

Audiência Pública LDO 2012: em Uberlândia

Recebi email da Prefeitura de Uberlândia, convidando para a AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão da LDO Uberlândia 2012, amanhã (17/06) das 09h00 às 12h00.

É outro nível...




VILIGÂNCIA EM SAÚDE: ESTADO CAPACITA SERVIDORES MUNICIPAIS

Informativo Canal Minas Saúde 005/2011.

O Canal Minas Saúde em parceria com a ANVISA e com a Subsecretaria de Vigilância e Proteção a Saúde iniciará no próximo dia 16 de junho o processo de inscrição para o curso de “Ações Básicas de Vigilância Sanitária”, disponibilizando em nosso site www.portalminassaude.com.br o link de acesso ao formulário de inscrição.

Este curso buscará sensibilizar e capacitar equipes municipais de saúde para auto-suficiência na responsabilidade sanitária de vigilância do risco, e contemplará dois momentos importantes: o primeiro consistirá na sensibilização de todos os municípios no que tange a importância das ações básicas de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária.

Nosso público alvo são profissionais em nível médio e superior, atuantes na saúde municipal entre atenção Primária; equipes da saúde da família e vigilância sanitária, além de fiscais sanitários; profissionais envolvidos com a área de VISA (odontólogos, farmacêuticos / bioquímicos; médicos veterinários, etc.); gestores e profissionais da Atenção Primária e de demais pontos de atenção.

Já o segundo momento será para capacitação e certificação de 1.500 (mil e quinhentos) profissionais que atuam ou irão atuar no serviço de vigilância sanitária dos municípios do Estado de Minas Gerais, obrigatoriamente participantes e aprovados no primeiro momento desta capacitação e preferencialmente que recebem o Piso Estratégico.

Buscamos com este trabalho, disseminar conceitos e informações de Vigilância em Saúde mobilizando atores sociais, na agregação de valores às ações da área por meio de alianças estratégica, além de conhecer e debater os conceitos de riscos sanitários estimulando uma nova prática de VISA.

Canal Minas Saúde
SES/SUS

quarta-feira, 15 de junho de 2011

FALTA DE MEDICAMENTOS E DE ATITUDE

Reproduzo comentário meu, postado no blog OBSERVATÓRIO DE ARAGUARI, sobre falta de medicamentos na Farmácia Municipal e no Pronto Socorro Municipal de Araguari:

"Onde estão os arautos da boa nova, que cantavam em prosa e verso a necessidade de "mudanças" na Saúde?

Conversa de palanque e de boteco, aliciando votos, falando do que não se compreende, tem grandes chances de dar em nada.

Alguns novostempistas pularam fora do barco, na primeira marola, deixando o comandante "a ver navios". Outros, mais afoitos por cargos e verbas, deram uma banana para o interesse público e continuam placidamente sugando as tetas da viúva gorda.

Em 2012, todos voltarão, de porta em porta, de boteco em boteco, de igreja em igreja, de escola em escola, novamente prometendo o que não sabem se poderão entregar."


"De muito gorda a porca já não anda (Cálice!)
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, Pai, abrir a porta (Cálice!)
Essa palavra presa na garganta"   MILTON NASCIMENTO E CHICO BUARQUE (Cálice).



Triste cenário, esse da política local...

terça-feira, 14 de junho de 2011

ANTIGAS MODERNIDADES

(Artigo publicado na coluna "Painel", no jornal Diário de Araguari, edição de 14.06.2011)

ANTIGAS MODERNIDADES

Sou adepto do computador; tenho MSN, Orkut, Facebook, blog, twitter, e o escambau. Mas não abro mão da velha e boa prosa cara a cara, de preferência, com um bom cafezinho com broa, ou uma cerveja gelada, regada a torresmo ou salada de jiló. De quebra, uma boa cantoria, que ninguém é de ferro!

Sou adepto no novo dialeto do “internetês”, num espaço cibernético onde digitamos “vc”, “kd”, “qdo”, “blz”, “tdb” e todo tipo de abreviatura. Mas não abro mão da língua culta, da observância das regras gramaticais na redação formal, seja no meio empresarial ou acadêmico.

Sou adepto da modernidade, utilizo sempre o automóvel para locomoção. Mas, sempre que posso, caminho pelas ruas da cidade, exercitando as velhas pernas, vendo vitrines, cumprimentando pessoas, observando detalhes de construções e da natureza.

Sou adepto do progresso, do desenvolvimento. Afinal, foi para isto que o homem desde sempre se dedicou ao estudo, à pesquisa, buscando a evolução e o conforto com as invenções e as inovações. Porém, mantenho o vínculo com as tradições, para não perder o norte das minhas origens como ser humano e cidadão.

O modernismo é necessário; porém, não é um convite para o empobrecimento do idioma, do bom gosto ou da razão.

Vendo meus filhos, aos 26 e 19 anos, fazerem a mistureba musical e ouvir tanto o bom rock’n roll, com Aerosmith, Pink Floyd, Oasis, Nirvana, Rolling Stones, Eagles, AC/DC, quanto clássicos de Mozart, Bach, Beethoven, Ravel, passando por João Gilberto, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Milton Nascimento, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Araci de Almeida, Adoniran Barbosa, Kid Abelha, Titãs, Lobão, Elvis Presley, Beatles, e tantas outras “feras”, sinto que tem valido a pena não fechar os olhos para o novo, e nem deixar de lado tudo de bom que a tradição nos legou. De quebra, ainda tenho o prazer de conseguir ler o que escrevem, sem ruborizar com grotescos erros de ortografia ou concordância.


Vinícius de Moraes

Aerosmith