sábado, 4 de setembro de 2010

TENHO VERGONHA DO MEU PAÍS

(artigo publicado em minha coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari, em 31.08.2010)

“Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
sem perceber que era subtraída
em tenebrosas transações”
(Vai Passar, composição de Chico Buarque de Hollanda e Francis Hime/1976)

Do que é feita, afinal, uma nação, senão da soma de idéias, ideais e ações de cada um de seus habitantes?

Se assim é, o que dizer então da avalanche de notícias escabrosas que brotam como dejetos pelo esgoto, expondo as vísceras podres de sucessivos escândalos perpetrados por agentes públicos; que deveriam, em tese, zelar do patrimônio de todos?

O Brasil foi tomado de assalto, em todos os rincões, por gente da pior espécie que vê no exercício de cargos eletivos uma oportunidade ímpar de fazer sua independência financeira. Ainda que de forma ilegal.

O sistema, frouxo, relapso e pachorrento, ajuda. Partidos políticos acolhem filiados sem qualquer critério seletivo. Assim, misturam gente decente com indecente. E quem não tem escrúpulos utiliza qualquer tipo de expediente para se infiltrar e conseguir espaço; por exemplo, o puxa-saquismo, a babação de ovo e a subserviência.

Políticas públicas, projetos estruturais e planejamento estratégico são questões sempre relevadas em nome de um objetivo maior: a conquista do poder. O poder pelo poder. E basta.

Conquistado o poder, distribuem-se cargos aos “companheiros de primeira hora”, em sua maioria gente sem preparo técnico ou moral para os cargos. E a estrutura funcional efetiva fica submetida a caprichos, humores e desacertos dos “amigos do rei”, que tudo podem e a ninguém prestam contas.

A sociedade se recolhe e se sujeita ao eterno papel de coadjuvante, abrindo mão do exercício do protagonismo. Então, sem fiscalização, todo tipo de ação delituosa pode ser levada a cabo, na certeza do silêncio e da impunidade.

Utilizam como contraponto a demagogia, o clientelismo e o fisiologismo. Uma forma barata e eficaz de calar uma população em geral despreparada e desinteressada pelo mister da coisa pública.

Até quando a nação brasileira continuará dormindo em berço esplêndido e se sujeitando a essa forma de estupro consentido?

Boa semana e bom exame de consciência a todos.

edilvomota@hotmail.com
http://saudenatela.blogspot.com