sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DENGUE: orientações aos gestores públicos

Para os gestores públicos que justificam o salário pago com dinheiro do povo, cuidando das questões da Saúde Coletiva, há um site específico sobre a Dengue:

http://www.combatadengue.com.br/gestores-publicos/
Gestores Públicos Gestores Públicos

A dengue é uma doença séria que atinge milhares de pessoas todos os anos. E pode levar muitas delas à morte. Mas é possível evitar a dengue se houver organização e empenho de todos. Da dona de casa a você, gestor, todos têm a responsabilidade e cada um tem o seu papel importante no combate à dengue.

Sua participação nas ações de mobilização, no processo de prevenção e combate aos focos do mosquito é fundamental. Você faz a diferença no seu município com atitudes efetivas no enfrentamento da dengue.
Veja o que você pode fazer:
Criar e coordenar grupo intersetorial – saúde, educação, infraestrutura, defesa civil e outras – para apoiar as ações de prevenção e controle da dengue para:
  • Definir estratégias de assistência à saúde;
  • Assegurar recursos humanos e materiais para realização das ações;
  • Mobilizar e apoiar atividades das diversas lideranças sociais e comunitárias;
  • Desenvolver ações de comunicação;
  • Consultar a publicação Diretrizes Nacionais para a Prevenção e controle de Epidemias de Dengue no site www.saude.gov.br/svs;
  • Assegurar o funcionamento permanente de serviços de coleta e tratamento de lixo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

UBERLÂNDIA: Prefeitura licita compra de equipamentos para Hospital Municipal

A Prefeitura de Uberlândia lançou edital de licitação, para aquisição de Tomografia Computodorizada e Ressonância Magnética para equipar o Hospital Municipal daquela cidade.

A Saúde Pública depende, essencialmente, de responsabilidade, vontade política e interesse pelo bem coletivo.


PP950-2010 - PREGÃO PRESENCIAL (ABERTURA: 07/02/2011 AS 13:00HS) - Aquisição dos equipamentos médico-hospitalares (Aparelho de ressonância magnética fechada e Tomógrafo computadorizado), para serem utilizados no Setor de Imagem do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia Dr Odelmo Leão Carneiro - Secretaria Municipal de Saúde. O Edital encontra-se à disposição com alterações em seu bojo, bem como no Anexo III, na Diretoria de Compras, na Av. Anselmo Alves dos Santos, nº 600, prédio II, 2º pavimento, telefone 0xx 34-3239-2488, das 12 às 17 horas. VALOR DO EDITAL: R$10,00.







segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PATROCÍNIO-MG, uma cidade bem cuidada

(Artigo publicado na coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari, edição 25.01.2011)

PATROCÍNIO-MG, uma cidade bem cuidada.

Estive com a esposa na cidade de Patrocínio, no final de semana. Além da descontração e da alegria de rever bons amigos, um passeio pela cidade causou ótima impressão.
Ruas limpas e sem buracos.
Mas o destaque ficou por conta da praça da igreja de Santa Luzia, localizada no centro da cidade, visitada na manhã de sábado.
O piso da praça, regular, limpo e sem riscos para os pedestres, harmoniza com os jardins bem cuidados, uma fonte luminosa com lago bem decorado e bancos em concreto, com detalhes em madeira; todos limpos e em ótimas condições da acomodação.
E constatei a presença de inúmeros cidadãos, incluindo idosos e crianças, usufruindo da praça como espaço de descanso e lazer.
Cuidar da cidade, no seu aspecto urbanístico, é uma das principais tarefas da administração pública, fazendo assim uso adequado dos recursos extraídos da sociedade através de impostos.
E uma cidade bem cuidada, responde com trabalho e desenvolvimento, tornando-se, até nos mínimos detalhes, referência para visitantes de toda região.

Fonte luminosa da praça. Ao fundo, a igreja de Santa Luzia

Fonte luminosa na praça da igreja de Santa Luzia, sob outra perspectiva

Superintendência Regional de Ensino (antigo Fórum)

Casa da Cultura de Patrocínio-MG

Igreja de Santa Luzia


Fonte luminosa e igreja de Santa Luzia, ao entardecer...

PRONTO SOCORRO MUNICIPAL APRESENTA SÉRIAS DIFICULDADES

Do jornal CONTUDO, Ano Vi, Edição 597

"Usuários do PSM se revoltam com a má qualidade do atendimento e solicita intervenção dos vereadores Werley Macedo e Wesley Lucas.


Na tarde de ontem (20) usuários do Pronto Socorro Municipal de Araguari solicitaram a presença dos vereadores Werley Macedo e Wesley Lucas para verificarem in loco a péssima qualidade do atendimento daquela unidade da saúde pública municipal.
...
Ainda conforme Macedo, em conversa com a Diretora do PSM , Mirim Lima, e com a Secretária de Saúde do município, Iara Borges, foi informado que apenas um, dos quatro médicos escalados para atenderem ontem no PSM, estava efetivamente trabalhando. Fato que causou grande desconforto e constrangimento nas aproximadamente setenta pessoas que aguardavam ser atendidas.

...

Na oportunidade foi elaborado um abaixo assinado dos usuários que se encontravam no local para posterior cobrança e providências junto à Câmara Municipal de Araguari e ao Ministério Público."









Ministro se reúne com secretários de Saúde dos 16 estados em risco muito alto de epidemia de dengue

 http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12119

No encontro, foi anunciado que formas graves e óbitos terão de ser informados ao Ministério da Saúde dentro de 24 horas, por meio de sistema online de notificação 

"MONITORAMENTO ONLINE – No encontro, foi anunciado que as formas graves da doença e os óbitos suspeitos por dengue terão de ser informados ao Ministério da Saúde dentro de 24 horas. Uma portaria regulamentando a notificação deverá ser publicada nos próximos dias. Dengue já é uma das 44 doenças de notificação compulsória em todo o país."

COMENTÁRIO: Espera-se que Araguari notifique corretamente os óbitos que, segundo anunciado meses atrás pela autoridade sanitária, "certamente vão ocorrer" .