sábado, 19 de junho de 2010

Servidores da Saúde reclamam de falta de condição de trabalho

Fui informado por um servidor público municipal, lotado no serviço de controle da dengue, de insatisfação do grupo em relação à falta de condições de trabalho e também de eventual prepotência da secretária municipal de saúde, que estaria se recusando a receber suas reclamações.

O informante reclama ainda que, ao invés de agir a secretária estaria se limitando a culpar os servidores municipais pelos problemas cotidianos do setor de saúde. Alega também que, apesar de notícias de liberação de recursos extras, pelo governo do Estado de Minas, para ações contra a dengue, em Araguari tais ações não aconteceram.

Como o servidor pediu sigilo, temendo retaliações, atenderei seu pedido. Porém, fica feito o registro. Apesar da baixíssima visitação deste blog, quem sabe a notícia não chega ao destino, para que a situação seja esclarecida democraticamente através do diálogo, sem ranço e sem perseguições.

Sugeri ao informante que reportasse os fatos ao Conselho Municipal de Saúde, ao que fui instado a lhe informar "onde funciona" o conselho. Sem comentários...

Convite para reunião do Conselho de Saúde

Recebi, por email, o seguinte convite:

Reunião Conselho de Saúde‏

De: Carlos (carloshenrique@uberlandia.mg.gov.br)
Enviada: quarta-feira, 16 de junho de 2010 13:42:40
Para: carlos cardoso (carlaosantamonica@yahoo.com.br)
1 anexo

CONVOCAÇÃO...doc (123,5 KB)

Temos o prazer de convidar V.Sª para reunião do Conselho de Saúde do Distrito Leste de Uberlândia, conforme pauta em anexo.

Atenciosamente

Carlos Henrique Cardoso Ângelo
Secretário do Conselho de Saúde do Distrito Leste 034.9914

terça-feira, 15 de junho de 2010

SES inaugura obras de ampliação do Hospital Municipal de Governador Valadares


Créditos: Frederico Bussinger /GRS-GOV


Melhorar a qualidade da assistência médico-hospitar aos pacientes do SUS. Foi com este objetivo que o secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa e o secretário Nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrane, inauguraram, na última sexta-feira, 11/06, as obras de ampliação do novo Bloco Cirúrgico da Unidade Materno Infantil e da Central de Materiais Esterilizados do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV).

Com um investimento de R$ 7 milhões provenientes de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Prefeitura de Governador Valadares e também de recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS (PRO-HOSP), as obras vão beneficiar uma população estimada de um milhão de pessoas de 80 municípios da região leste.

“O Governo de Minas investe por meio do PRO-HOSP, por ano, cerca de 150 milhões de reais na rede hospitalar do Estado, que reconhecemos como uma rede socialmente necessária e este Hospital faz parte dessa rede e não por outro motivo, mereceu os recursos para estas obras. São em momentos como estes de comemoração e regozijo que nos todos nós energizamos e reafirmamos nossa convicções frente aos desafios do SUS”, destacou o secretário Antônio Jorge.

O secretário Nacional Alberto Beltrane parabenizou o Estado e município pelos investimentos em Governador Valadares. ”Tenho enorme satisfação em nome do Ministério de poder testemunhar que essas novas instalações serão um avanço na qualidade da assistência às gestantes, crianças e usuários do SUS. Certamente vai ampliar o acesso das pessoas e reduzir o tempo de espera”,afirmou.

Já a prefeita Elisa Costa, agradeceu o apoio do Estado e Governo Federal e destacou os benefícios que as novas instalações irão proporcionar. “Estas obras agora inauguradas são um presente para as mães e crianças de nossa cidade e região, além disso, a reforma do bloco cirúrgico com equipamentos modernos, vai garantir uma maior acessibilidade às cirurgias eletivas”, disse.

Por sua vez, de acordo com o diretor da Gerência Regional de Saúde de Governador Valadares (GRS-GV), Leonardo José Barroso, “as obras representam um grande passo macrorregional qualitativo que o Hospital Municipal de Governador Valadares está dando na assistência de alta complexidade Materno-infantil e com o Bloco Cirúrgico, com a ampliação do escopo dos serviços, inclusive na parte de traumo-ortopedia. Este trabalho, vale destacar, foi iniciado na administração anterior do município e que agora se conclui”. Ele acrescentou ainda, “que a instituição pode continuar contando com o suporte técnico-administrativo da SES-MG e da GRS-GV”, concluiu.

Melhoria na Assistência

A nova unidade materno-infantil do Hospital Municipal de Governador Valadares vem cumprir as metas de reduzir a mortalidade materna e infantil, além de servir de modelo de Maternidade Humanizada e proporcionar à Instituição o credenciamento no atendimento de Gestação de Alto Risco.

Ocupando todo o terceiro pavimento do Hospital, aumenta em mais de 100% o número de leitos (16 para 35). Também integram a maternidade a UTI-Neonatal, única de toda região com 10 leitos e a Unidade de Cuidados Progressivos (UCP) também com 10 leitos.

O Bloco Cirúrgico foi ampliado e reformado, com quatro salas cirúrgicas equipadas com modernos equipamentos que vão permitir que o Hospital seja credenciado para atender aos casos de alta complexidade em traumato- ortopedia e neurocirurgia. Com isso, os pacientes que necessitarem desse tipo de atenção não vão mais precisar se deslocar para grandes centros como Belo Horizonte.

Já a reforma da Central de Material Esterilizado (CME) veio garantir com suas novas instalações, melhores condições de trabalho aos funcionários do Hospital e atendimento mais humanizado aos pacientes. Esta obra ainda contou com a colaboração da Companhia Energética de Minas Gerais, com a doação de três modernas autoclaves, totalizando o aporte de R$ 410 mil.

A coordenadora do Programa de Fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do SUS (PRO-HOSP) do Hospital Municipal de Governador Valadares, Janete Neves Santana, comemorou emocionada esta nova etapa do Hospital. ”Estou no PRO-HOSP desde 2003, vejo hoje nesta inauguração, apesar de todos os desafios pela frente, a realização de um sonho, resultado do envolvimento e esforço dedicado de diversos servidores e colaboradores da GRS-GV e do município”, finalizou.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

ESPASMO PATRIÓTICO

O brasileiro é, definitivamente, um tipo curioso.

Diferentemente de boa parte dos cidadãos de outros países, em termos de exercício de cidadania, o brasileiro hiberna em períodos quadrienais. De forma pachorrenta, assiste a toda sorte de falcatruas, negociatas e omissões, tanto do setor privado quanto (principalmente) na administração pública.

Ao longo da história, o brasileiro aprendeu até (triste sina) a fazer chacota da corrupção. E nessa toada, fez a alegria de contumazes corruptos; alguns famosos, outros menos, que se deleitam e enriquecem de forma inexplicável. Somos uma nação de “macunaímas”, onde a falta de caráter parece ser condição para alguns sujeitos “se darem bem” na vida pública.

O processo eleitoral, tratado em países civilizados como coisa séria, no Brasil é tido por muitos eleitores, apenas como mais uma oportunidade para “faturar algum”, sem qualquer preocupação com o nível dos candidatos, nem com sua folha corrida (que no caso de alguns, seria digna de prontuário policial).

Durante o mandato dos eleitos, o cidadão se esmera em mesuras às “otoridades”, se esquecendo de uma premissa básica: a cobrança das promessas de campanha, o interesse social do orçamento e a fiscalização do gasto do dinheiro público. O resultado dessa incúria são os mensalões, superfaturamentos, negociatas, eucaliptos, hospitais, meias, cuecas e que tais.

Mas, eis que surge a Copa do Mundo de futebol. Aí, o espírito do patriotismo baixa e reacende a chama de brasilidade. Carros com bandeirinhas, todo mundo de camisa amarela, casas enfeitadas. Um país das maravilhas recheado de “alices” festivas.

De quatro em quatro anos, nós calçamos as chuteiras da alienação e damos um pontapé na cidadania.

Somos um país corrupto. Mas somos penta. Quem sabe, com a graça de Deus, hexa.

Boa semana a todos.

edilvomota@hotmail.com
http://saudenatela.blogspot.com