terça-feira, 15 de junho de 2010

SES inaugura obras de ampliação do Hospital Municipal de Governador Valadares


Créditos: Frederico Bussinger /GRS-GOV


Melhorar a qualidade da assistência médico-hospitar aos pacientes do SUS. Foi com este objetivo que o secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa e o secretário Nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrane, inauguraram, na última sexta-feira, 11/06, as obras de ampliação do novo Bloco Cirúrgico da Unidade Materno Infantil e da Central de Materiais Esterilizados do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV).

Com um investimento de R$ 7 milhões provenientes de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Prefeitura de Governador Valadares e também de recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS (PRO-HOSP), as obras vão beneficiar uma população estimada de um milhão de pessoas de 80 municípios da região leste.

“O Governo de Minas investe por meio do PRO-HOSP, por ano, cerca de 150 milhões de reais na rede hospitalar do Estado, que reconhecemos como uma rede socialmente necessária e este Hospital faz parte dessa rede e não por outro motivo, mereceu os recursos para estas obras. São em momentos como estes de comemoração e regozijo que nos todos nós energizamos e reafirmamos nossa convicções frente aos desafios do SUS”, destacou o secretário Antônio Jorge.

O secretário Nacional Alberto Beltrane parabenizou o Estado e município pelos investimentos em Governador Valadares. ”Tenho enorme satisfação em nome do Ministério de poder testemunhar que essas novas instalações serão um avanço na qualidade da assistência às gestantes, crianças e usuários do SUS. Certamente vai ampliar o acesso das pessoas e reduzir o tempo de espera”,afirmou.

Já a prefeita Elisa Costa, agradeceu o apoio do Estado e Governo Federal e destacou os benefícios que as novas instalações irão proporcionar. “Estas obras agora inauguradas são um presente para as mães e crianças de nossa cidade e região, além disso, a reforma do bloco cirúrgico com equipamentos modernos, vai garantir uma maior acessibilidade às cirurgias eletivas”, disse.

Por sua vez, de acordo com o diretor da Gerência Regional de Saúde de Governador Valadares (GRS-GV), Leonardo José Barroso, “as obras representam um grande passo macrorregional qualitativo que o Hospital Municipal de Governador Valadares está dando na assistência de alta complexidade Materno-infantil e com o Bloco Cirúrgico, com a ampliação do escopo dos serviços, inclusive na parte de traumo-ortopedia. Este trabalho, vale destacar, foi iniciado na administração anterior do município e que agora se conclui”. Ele acrescentou ainda, “que a instituição pode continuar contando com o suporte técnico-administrativo da SES-MG e da GRS-GV”, concluiu.

Melhoria na Assistência

A nova unidade materno-infantil do Hospital Municipal de Governador Valadares vem cumprir as metas de reduzir a mortalidade materna e infantil, além de servir de modelo de Maternidade Humanizada e proporcionar à Instituição o credenciamento no atendimento de Gestação de Alto Risco.

Ocupando todo o terceiro pavimento do Hospital, aumenta em mais de 100% o número de leitos (16 para 35). Também integram a maternidade a UTI-Neonatal, única de toda região com 10 leitos e a Unidade de Cuidados Progressivos (UCP) também com 10 leitos.

O Bloco Cirúrgico foi ampliado e reformado, com quatro salas cirúrgicas equipadas com modernos equipamentos que vão permitir que o Hospital seja credenciado para atender aos casos de alta complexidade em traumato- ortopedia e neurocirurgia. Com isso, os pacientes que necessitarem desse tipo de atenção não vão mais precisar se deslocar para grandes centros como Belo Horizonte.

Já a reforma da Central de Material Esterilizado (CME) veio garantir com suas novas instalações, melhores condições de trabalho aos funcionários do Hospital e atendimento mais humanizado aos pacientes. Esta obra ainda contou com a colaboração da Companhia Energética de Minas Gerais, com a doação de três modernas autoclaves, totalizando o aporte de R$ 410 mil.

A coordenadora do Programa de Fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do SUS (PRO-HOSP) do Hospital Municipal de Governador Valadares, Janete Neves Santana, comemorou emocionada esta nova etapa do Hospital. ”Estou no PRO-HOSP desde 2003, vejo hoje nesta inauguração, apesar de todos os desafios pela frente, a realização de um sonho, resultado do envolvimento e esforço dedicado de diversos servidores e colaboradores da GRS-GV e do município”, finalizou.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Nenhum comentário: