sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XI ENCONTRO DA REDE FITOCERRADO

Aproximando o saber científico do saber popular

Data: 18 e 19/11/2011

Local: 18/11- anfiteatro bloco 2A campus Umuarama

19/11-Anfiteatro do bloco 5O campus Santa Mônica



Programação inicial:

18/11 - Pré-evento: Atividades em pesquisa

19:00 -19:15 - Abertura: Prof. Dr. Foued Salmen Espindola/INGEB/UFU

19:15 - 20:15 - Prof. Dr.Regildo Márcio da Silva/UNESP/Assis/SP

20:15 - 21:15- Prof. Dr. Ana Maria Dantas-UFMG/MG

19/11

8:00 - 8:30 – Credenciamento e entrega do material

Café do cerrado

8:30 - 9:00 - Solenidade de Abertura oficial do XI Encontro da Rede FitoCerrado - Prof. Dr. Alfredo Julio Fernandes Neto - Reitor

Prof. Dr. Alberto Martins da Costa – Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROEX

Prof. Dr. Alcimar Barbosa Soares – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação – PROPP

Prof. Dra. Geni de Araujo Costa - Diretora de Extensão – PROEX

Prof. Dr. Foued S. Espindola - Coordenador do XI Encontro da Rede FitoCerrado PROEX - UFU - Coordenador da Rede FitoCerrado

Prof. Dra. Sandra Morelli - Diretora INGEB/UFU

Msc. Neire Moura de Gouveia – Diretora Executiva da Rede FitoCerrado

9:00 - 12:00 - Mesa redonda: PNPICs- Realidade e desafios na sua implantação nos municípios

Moderador: Elson Felice

Palestrantes:
- Prof. Dr. Regildo Márcio Gonçalves da Silva-UNESP-Assis/Coordenador do Programa Farmácia Verde em Assis/SP
- Prof. Dr. Norma de Carvalho Haesbaert: Coordenadora do Centro Clinico Termas da Saúde-Caldas Novas/GO
- Prof. Dr. Ana Maria Dantas Barros-UFMG
- Prof. Msc. Jeam Luis de Souza –Unisaúde/ Sobrafisa
- Abrahao Nunes: Conselho Nacional de Saúde

12:00-14:00 - Almoço

14:00 - 15:00: Palestra: Óleos essenciais e sua aplicação terapêutica - Prof. Dr. José Magno Q. Luz – ICIAG –UFU

15:00 - 16:00: Palestra: Aproveitamento dos frutos do cerrado - Alaide Mendonça Natalino Carvalho- Chef Mineirin-Udi/MG

16:00-18:00: Feira de troca e atividades práticas: acupuntura, massagem, artesanatos diversos, aferição de pressão e glicemia, IMC entre outros.

Coordenador geral: Foued Salmen Espindola/ Vilma Lucia Moura


Comissão de Organização:
Aline Borges Rodovalho
Camilla Manzan Martins
Danubia da Silva Carvalho
Douglas Carvalho Caixeta
Elson Felice
Françoise Vasconcelos Botelho
Helen Lara Machado
Izabella Barbosa Moraes
Lais Paulino Sanzo Kaminishi
Ludimila Silva de Almeida
Neire Moura de Gouveia
Olga Lucia Bocanegra Jaramillo
Vanessa Wakami

Apoio:

PROPP/PROEX/UFU
INGEB

FRANK BARROSO
Coordenador do Movimento Cidade Futura
(34) 3087-4503 - FIXO
(34) 9971-1258 - CTBC
(34) 9150-6183 - TIM

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ministro da saúde defende que Uberlândia tenha o Samu

14/11/2011 15:15



Alexandre Padilha visitou o Hospital Municipal e o HC-UFU
Walace Torres Jornalista (Correio de Uberlândia)
http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/ministro-da-saude-visita-uberlandia/#comment-42650




Em visita a Uberlândia, ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu a implantação na cidade de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo afirmou, todas as cidades-polos do país foram listadas por uma comissão formada pelo governo federal, estados e municípios como aptas a receber o Samu regional. “Nós achamos importante que Uberlândia tenha um serviço como o Samu. Não vejo motivo para que o município não tenha interesse”, disse.

A implantação, no entanto, depende de iniciativa da administração municipal que, por enquanto, não apresentou nenhuma proposta para sediar uma unidade regional. “Não somos contra o Samu, mas temos que ter estrutura para isso”, disse o prefeito Odelmo Leão, que sustenta a inviabilidade de implantação pela carência de leitos hospitalares. “O problema é que para cada atendimento Samu – e vamos deixar bem claro que ele não é municipal, é regional – você tem que ter um leito disponibilizado. Como é que vou pegar um paciente de Uberlândia, de Tupaciguara ou outra cidade e chegar aqui e não ter o leito?”, disse.

Mas para o ministro da Saúde o tipo de atendimento prestado pelo Samu pode ajudar a reduzir os riscos de morte e de sequelas em pessoas vítimas de acidentes. “O Samu é exatamente para que as pessoas que estejam em risco de vida em casa ou na rua sejam melhor transportadas para um hospital e continuem o tratamento. Quando não tem o Samu, ou as pessoas morrem em casa ou na rua ou são mal transportadas para os mesmos hospitais”, disse.

Para defender a implantação do novo modelo de atendimento de urgência, Alexandre Padilha citou um estudo do Ministério que aponta redução de 42% da mortalidade por doenças cardiovasculares no país nos últimos dez anos. “Essa redução foi maior nos municípios que implantaram o serviço do Samu”, afirmou.

Repasse de recursos foi dobrado

O Ministério da Saúde pretende chegar a 100% de cobertura do Samu em todo o país até o fim de 2014. Hoje, existem 159 Centrais de Regulação Médica que abrangem 1.627 municípios em todos os estados, o que representa uma cobertura de aproximadamente 11 milhões de habitantes.

Para alcançar a meta, o primeiro passo foi a adoção de uma política de interiorização, levando o Samu para os polos regionais. “Para estimular os municípios, o Ministério da Saúde está dobrando o repasse de recursos para a manutenção, o que vai facilitar a contratação de médicos e enfermeiros”, disse Alexandre Padilha.

Outra medida é ampliar o tipo de atendimento prestado pelas unidades do Samu. “Vamos introduzir um novo tipo de tratamento para o infarto, que é a introdução de trombolíticos”, disse o ministro. “Nós temos expectativa de que os municípios apresentem projetos e propostas para que possamos implantar o Samu na região.”


Visitas ao hospital municipal e ao HC

O ministro Alexandre Padilha e o reitor da UFU, Alfredo Neto

Desde que assumiu o Ministério da Saúde, no início do ano, é a primeira vez que Alexandre Padilha visita Uberlândia. Depois de desembarcar com quase duas horas de diferença em relação ao horário previsto, o ministro foi direto para o Hospital e Maternidade Municipal, onde foi recepcionado pelo prefeito Odelmo Leão e os diretores da unidade.

Alexandre Padilha conheceu as instalações, conversou com funcionários e fez questão de ressaltar que o governo federal contribui com R$ 4 milhões mensais para a manutenção do hospital.

Em seguida, o ministro fez uma visita técnica ao Hospital de Clínicas da UFU para conhecer a nova ala de internações e o projeto de construção do novo pronto-socorro, que tem repasse garantido de R$ 40 milhões da União.

Antes de Uberlândia, Padilha visitou unidades de saúde em Uberaba. Depois, seguiu viagem para Monte Alegre de Minas, Santa Vitória e Ituiutaba, onde receberia o título de cidadania honorária nas três cidades.

Treze cidades de Minas têm o serviço

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) é utilizado em casos de emergência. No Brasil é oferecido pelo governo federal, em parceria com os governos estaduais e prefeituras. O projeto piloto do Samu aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).


Em Minas, 13 cidades disponibilizam o serviço: Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itaúna, Juiz de Fora, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Uberaba.


Saiba mais

As ambulâncias do Samu são divididas em:
*USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves


*USB – Unidades de Suporte Básico


*VT – Veículos de Transporte, usados em casos mais simples


*VIR – Veículo de intervenção rápida, são viaturas 4×4, compostas por equipe médica e material para suporte avançado de vida, mais ágeis e com capacidade de acessar locais de difícil trânsito, onde a ambulância normal poderia demorar a chegar


*MOTOLÂNCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento


*AMBULÂNCIA: Unidade de socorro aquático


*HELICÓPTERO: Unidade de socorro aéreo

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MINISTRO DA SAÚDE VISITA CIDADES DO TRIÂNGULO MINEIRO

Ministro da Saúde visita cidades do Triângulo


Walace Torres Jornalista

http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/ministro-da-saude-visita-cidades-do-triangulo/

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpre hoje uma agenda de compromissos em quatro municípios do Triângulo Mineiro, entre eles Uberlândia. O cronograma contempla, principalmente, visitas a unidades de atendimento que mantêm credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS).



A chegada a Uberlândia está prevista para o início da tarde. Alexandre Padilha vai conhecer as instalações do Hospital Municipal e, em seguida, visita o Hospital de Clínicas da UFU, que, em outubro, inaugurou mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em área reformada com recursos do governo federal. A Secretaria Executiva do Ministério não informou se haverá algum anúncio de convênio ou de repasse de verbas. Hoje, umas das principais cobranças do poder público municipal é o aumento no repasse de verbas para média e alta complexidade.

Antes de desembarcar em Uberlândia, o ministro da Saúde vai a Uberaba, onde visita o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o Hospital Hélio Angotti, que é referência no tratamento de Câncer, e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Hélio Angotti teve autorizada a liberação de novos recursos para média e alta complexidade.

À tarde, Alexandre Padilha ainda vai a Santa Vitória e Ituiutaba, onde receberá o título de cidadão honorário concedido pelas respectivas câmaras municipais. O ministro deve passar a noite em Ituiutaba e retorna na terça-feira a Brasília.