quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeito de Uberlândia recupera na Justiça mais de R$ 1 bilhão em ICMS

Uberlândia ganha disputa por repasse de ICMS

Em entrevista coletiva, o prefeito explica sobre a recuperação de recursos para Uberlândia

Mais de R$ 1 bilhão de reais que deixaram de vir para os cofres públicos municipais. Esse é o valor que Uberlândia perdeu em repasse de ICMS ao longo de 16 anos e que agora, após uma decisão judicial, será finalmente reposto. A notícia foi dada pelo prefeito Odelmo Leão em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28) em seu gabinete.


A corte do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, numa votação por unanimidade, a suspensão da norma expedida pela Secretaria de Estado da Fazenda em 1995, que determinava a exclusão do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na apuração do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Uberlândia.

A ação foi impetrada pelo Município que abriga em seu território uma indústria que produz cigarros e o IPI incidente sobre este produto é elevado. Com a decisão do STJ, haverá um aumento no valor do VAF e, consequentemente, um crescimento do índice calculado pelo Estado para o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O prefeito Odelmo Leão disse que aguarda a publicação da decisão e a comunicação oficial ao Governo do Estado. “Vamos a Belo Horizonte discutir com a Secretaria de Estado da Fazenda como será feita a devolução daquilo que foi tirado do nosso povo, uma vez que o repasse de ICMS é revertido pelo Município em serviços para a população. Além do retorno de mais de um bilhão de reais, a partir de janeiro de 2012 o VAF será recomposto. Com isso, Uberlândia terá a participação que de fato lhe é de direito no repasse de ICMS“, disse.

O VAF corresponde à diferença de valor entre as saídas e entradas de mercadorias e serviços de um estabelecimento. A soma dos VAF de todas as empresas será a do Município e a soma dos VAF de todos os municípios será o VAF geral do Estado. A relação percentual entre o VAF do Município e o geral do Estado resultará no índice de repasse do ICMS.

NOTA DO BLOG: mais uma atitude enérgica, coerente e profissional do prefeito de Uberlândia, buscando guarida no Poder Judiciário para defender os interesses da coletividade, justificando o mandato que lhe foi conferido pelo povo. O sistema municipal de saúde pública será um dos setores beneficiados.
Mesmo tendo apoiado o ex e o atual governador, dos quais é amigo pessoal, o prefeito Odelmo Leão mais uma vez demonstrou saber separar questões políticas das administrativas. Um exemplo que deveria ser seguido.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UBERLÂNDIA: destaque nacional em Saneamento Básico

Uberlândia: 2º lugar do país em saneamento básico

Pesquisa do instituto TRATA BRASIL indica o município de UBERLÂNDIA como a segunda melhor cidade em infraestrutura de Saneamento Básico no Brasil.

A pesquisa, baseada em parâmetros técnicos, indica a seguinte colocação:

1º - Santos-SP
2º - Uberlândia-MG
3º - Franca-SP
4º - Jundiaí-SP
5º - Curitiba-PR

Assista no link abaixo a entrevista do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro.


http://www.youtube.com/watch?v=xRABqUR3B3I&feature=player_embedded

Chama à atenção na fala de Odelmo, além do domínio do assunto, da eloquência e segurança, a seguinte frase:

"VOCÊ NÃO PODE ADMINISTRAR UMA CIDADE PENSANDO APENAS NO SEU GOVERNO, TEM QUE PENSAR NO LONGO PRAZO".



A frase foi dita no contexto onde o prefeito explica os investimentos da Prefeitura de Uberlândia na infraestrutura sanitária, preparando a cidade para um futuro com 3 milhões de habitantes.

O saneamento básico é uma das principais condicionantes para o fortalecimento da Saúde Coletiva.