quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MATO GROSSO: Secretaria de Saúde vai revisar contratos

MATO GROSSO-Publicação do Olhar Direto de 18 de janeiro de 2011
Henry monta força-tarefa para revisar os contratos da Secretaria de Saúde
Da Redação - Julia Munhoz

O secretário de Saúde do Estado, Pedro Henry (PP), deputado federal licenciado, montou uma ‘força-tarefa’ com o propósito de revisar em todos os contratos feitos pela pasta e apontar possíveis distorções. Segundo ele, a medida foi tomada logo que assumiu a pasta no início do mês.

Henry afirmou ainda que a secretaria enfrenta diversos problemas com relação as licitações e contratos, por isso, ele buscou junto a Secretaria de Administração (SAD) novas formas de melhorar os processos de compras realizados pela pasta, informou a assessoria de imprensa.

Atualmente, a Secretaria de Administração, comandada pelo advogado Cesar Zílio, realiza todas as compras e licitações do Governo do Estado centralizadas, o que pode facilitar ou propiciar fraudes.

Sobre as informações divulgadas pelo jornalista Auro Ida, divulgadas em coluna no Olhar Direto, de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) analisa a possibilidade de suspender a licitação para a compra de medicamentos, realizada no final do ano passado pela pasta, o secretário disse que ainda não foi notificado, mas caso seja, irá acatar a determinação.

Conforme a publicação, a análise dos auditores do TCE apontou indícios de superfaturamento, numa média, segundo informações, de 50% em relação ao preço de mercado. A decisão sobre a suspensão da licitação
caberá ao conselheiro Humberto Bosaipo. A medida deve ser anunciada esta semana.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Desvios na Funasa chegam a R$ 500 milhões, diz CGU

Auditorias concluídas nos últimos quatro anos pela CGU (Controladoria Geral da União) revelam que a Funasa foi vítima de desvios que podem ultrapassar a cifra de meio bilhão de reais.


O órgão está sob comando do PMDB desde 2005 e é o principal alvo do partido na guerra por cargos no segundo escalão do governo Dilma. 

http://www1.folha.uol.com.br/poder/861386-desvios-na-funasa-chegam-a-r-500-milhoes-diz-cgu.shtml

Comentário do blog: Ah, o PMDB. Sempre ele...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Autoritarismo e atitude.

Colhi no baú, delicioso depoimento de Luís Fernando Veríssimo, publicado em 11.03.1970 ( e republicado em seu livro "Comédias da Vida Pública" em 1995), sobre a postura de seu pai, Érico Veríssimo, e do compadre Jorge Amado, em relação à censura prévia imposta por decreto pelo governo militar nos idos de 1970.


Diz o relato:


"Meu pai e Jorge Amado - dois escritores que se prezam, e mutuamente - mantêm uma correspondência frouxa mas persistente há vários anos. E são amigos desde o tempo em que, fugindo da polícia, Jorge se asilou em nossa casa, lá por volta de 39 ou 40. A correspondência e a amizade têm sobrevivido a alguns desentendimentos, todos de ordem política, e passageiros. Quando estourou esse negócio de censura prévia, o velho escreveu ao Jorge, contando a sua posição. Há poucos dias chegou a resposta, junto com alguns recortes de jornais baianos contendo declarações dos dois e a autorização de Amado para que as suas fossem reproduzidas na Imprensa daqui.
Para os jornais, Jorge disse que "o decreto que estabelece a censura prévia para livros e publicações é simplesmente monstruoso. Profundamente lesivo à cultura nacional, ele coloca o ato de criação literária sob a batuta da polícia. Chega a ser incrível de tão agressivo à vida intelectual. Não creio que exista um só escritor que não proteste contra tal decreto. Quem ficar calado, não merece o título de escritor".
Na carta complementa: "Evidentemente, não sujeitarei livro meu à censura. Prefiro deixar de publicar no Brasil. Estamos os dois de acordo".
A carta termina assim: "A casa vos espera. Temos flores e cigarras. E velhos corações amigos. Um abraço afetuoso do amigo de sempre, Jorge".


O que tem a ver esse relato com saúde?! Tudo.


Cultura, lazer e dignidade nas atitudes contra o autoritarismo, de toda ordem, nos garantem saúde mental. E evitam que a pequenez corroa nossas veias e contamine nosso sangue, levando a morte em vida ao coração e à alma.


Érico Veríssimo e Jorge Amado se notabilizaram como ícones da cultura nacional (e mundial), não somente pela qualidade - sublime - de seus textos; mas, também, pela postura que mantiveram como defensores da liberdade de expressão.


É essa postura que diferencia os homens dos ratos...










Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente

Érico Veríssimo 


"Acho que  mais terrível foi a degradação do caráter. Em relação a duas coisas. Você teve a tortura. Em segundo lugar, a ditadura institucionalizou a corrupção. Hoje, esse mal faz parte dos costumes."  Jorge Amado, em 1992, sobre as conseqüências da ditadura no Brasil.