segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SUS > Mutirão de cirurgias para a região

Mais de 1.200 cirurgias de média complexidade serão viabilizadas para a população em um novo mutirão


Fonte: Prefeitura de Uberlândia/ Gabinete do prefeito Odelmo Leão

Mais de 1.200 cirurgias de média complexidade serão viabilizadas para a população de Uberlândia em um novo mutirão organizado pela Prefeitura. Os procedimentos serão feitos no Hospital Santa Marta, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão foi proposto pela Administração Municipal e o prazo para a realização dos procedimentos vai até junho de 2013.

De acordo com Adenilson Lima e Silva, coordenador geral da Rede Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o novo mutirão será realizado numa parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo do Estado de Minas Gerais, que ofereceu uma complementação de 100% sobre o valor da tabela SUS.

“Nesse mutirão foram contempladas quase 600 pessoas de Araguari, Indianópolis, Prata e Tupaciguara, entre outras cidades. A Secretaria de Saúde de Uberlândia fez contato com os municípios e solicitou a lista dos pacientes que serão operados. A partir daí, agendamos as cirurgias e acompanhamos a efetivação dos procedimentos”, explicou.

No último mutirão, realizado no final de 2011 e início de 2012, foram realizadas aproximadamente 400 cirurgias de vesícula e de varizes em pacientes de Uberlândia e região. Entre as cirurgias oferecidas pelo novo mutirão estão as de varizes, hérnia umbilical, hérnia inguinal e vesícula.

Antes das cirurgias, a SMS encaminha os pacientes para uma avaliação hospitalar pré-operatória com um cirurgião. Se não houver condição que impeça a realização da cirurgia, os pacientes passam por uma avaliação pré-anestésica. Caso também não seja detectado problema, a cirurgia é agendada.
Além das cirurgias no Hospital Santa Marta, clínicas especializadas da área de oftalmologia credenciadas ao SUS atenderão pacientes que aguardam cirurgia de catarata. Só de Uberlândia, serão operados mais de 900 pacientes.

domingo, 23 de setembro de 2012