sexta-feira, 17 de maio de 2013


UFU promove Encontro da Rede Fitocerrado
10/05/2013 - 10:50

Também estão programados 5º Simpósio de Pós-graduação e 5ª Jornada Científica e Tecnológica

Renata Neiva

Acupuntura em estética, nas lesões de esporte e até no ronco e apneia; fisioterapia em UTI e saúde cardiovascular e exercício físico; divulgação de resultados de estudos sobre  plantas medicinais, fitoterápicos e frutos do cerrado – estes são alguns dos temas programados para o XIII Encontro da Rede Fitocerrado, que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza de 17 a 19 de maio. O tema central é “Uberlândia, o Portal do Cerrado: as práticas integrativas e complementares e a integração multiprofissional em saúde”.
Também estão programados o 5º Simpósio de Pós-graduação e a 5ª Jornada Científica e Tecnológica, resultados da parceria entre a UFU e o Centro de Educação em Saúde. A abertura oficial, no dia 17, está marcada para as 19 horas, no auditório do Bloco 3Q, no Campus Santa Mônica. A ideia é reunir estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade para promover a atualização científica nas diversas áreas da saúde e divulgar ações e pesquisas da Rede Fitocerrado. Estão previstas conferências e apresentação de pôsteres e exposição oral de temas e trabalhos desenvolvidos em pesquisas e sobre a atuação multiprofissional que abrange a política de práticas integrativas e complementares em âmbito nacional, estadual e municipal.
Com a realização dos encontros, os pesquisadores buscam concretizar a identidade da Rede Fitocerrado, que promove a interação de instituições, organizações e cidadãos parceiros na produção e transmissão do conhecimento sobre os recursos com potencial econômico no bioma cerrado. A proposta é conciliar o saber popular e o científico, para fins educacionais, de saúde, segurança alimentar e nutricional. Os pesquisadores estimulam o cultivo, processamento, comercialização e utilização das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, na inovação tecnológica, e na sustentabilidade da cadeia produtiva das plantas medicinais e dos fitoterápicos.