sexta-feira, 22 de abril de 2011

Capacitação em atendimento

Resolvi divulgar em meu blog este treinamento, em virtude da qualidade profissional de minha amiga Jacqueline Santana e sua equipe.

RHUMOS DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL LTDA.

TREINAMENTO EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO

DATA: 30 de abril de 2011
HORÁRIO: Das 13:30 h às 18:30 h
LOCAL: Sala de treinamento CDL   -  Araguari-MG

OBJETIVOS:

 Demonstrar que o atendimento diferenciado fideliza o cliente.
 Sensibilizar os participantes quanto à importância da sequência produtiva do atendimento.
 Levar os participantes a uma reflexão sobre seu desempenho no atendimento.

PÚBLICO ALVO: Profissionais da área de atendimento pessoal e telefônico

INSTRUTORAS

JACQUELINE SANTANA:
Graduada em Psicologia, com especialização em Gestão Empresarial e MBA em Gestão do Varejo.
Experiência na área de Recursos Humanos no Grupo ALGAR e nos Atacadistas Distribuidores: Martins, Peixoto e Real Moto Peças.
Adquiriu experiências em diversos segmentos da área de Recursos Humanos, inclusive em cargos gerenciais. Possui experiência de 21 anos na área de RH, conhecendo culturas empresariais diversas. Há 2 anos atua como Consultora Empresarial.

LILIAN NOVAES
Graduada em Psicologia com especialização em Administração de Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Experiência nas áreas Administrativa, Atendimento e de Recursos Humanos nas empresas: Gelre S/A, Multi Consultoria de Imóveis e Brasilcenter Comunicações Ltda (Grupo Embratel). Adquiriu experiências assumindo gerências de Recursos Humanos, Atendimento em Call Center (Vendas, Cobrança e SAC), Treinamento, Qualidade e Marketing de Relacionamento, onde atuou por 21 anos.

CONTEÚDO:

 A importância da Qualidade no Atendimento
 A Hora da Verdade
 Como ter Sucesso no Atendimento
 Expectativas do cliente
 Regras e Cuidados no Atendimento
 Dicas para uma boa Aparência
 Expressão Corporal
 Saber Ouvir e Falar
 A importância da Comunicação
 Paradigmas do Atendimento
 Promessas Quebradas – o que fazer?
 Perfil dos Clientes
 Valorizando o Cliente
 Atitude faz a Diferença
 O que evitar no Atendimento
 Atendimento ao Telefone
 Padronização e Roteiro de Atendimento
 Os “Monstros” do Atendimento
 O que mais irrita os Clientes
 Sorriso na Voz

INVESTIMENTO:  R$ 100,00

INCLUSO:
• Material Didático
• Coffee Break
• Certificado de Participação

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: As inscrições poderão ser feitas até o dia 27/04/2011.

* Entraremos em contato com vocês. Participem.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Túnel do tempo

COM O MESTRE TELÊ, COM ORGULHO

Dos tempos em que ainda me arriscava a jogar futebol (pra desespero dos companheiros de time, kkkk) ficaram as lembranças e inúmeras histórias.

Achei no fundo do baú, a foto abaixo tirada (sem a qualidade digital de hoje) em 1995, no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. Naquele ano, Uberlândia sediou o torneio amistoso "Copa dos Campeões do Mundo", onde competiram São Paulo (o campeão), Santos, Flamengo e Grêmio.

Na noite da final, jogando pela equipe da Cargill Agrícola, onde trabalhava, atuamos na preliminar do jogo São Paulo x Santos. E tivemos a grata surpresa (e honra) de durante o primeiro tempo do nosso jogo, sermos assistidos pelos jogadores e comissão técnica das duas equipes, postados à beira do gramado e, claro, cornetando nosso "talento", sob comando do impagável Denílson.

Na foto abaixo, no intervalo de nosso jogo, aos 36 anos de idade, posei com orgulho ao lado do mestre Telê Santana, cuja biografia escrita pelo jornalista André Ribeiro, com o título "Fio de Esperança", recomendo a todos os amantes do bom futebol.

A vida de Telê foi um exemplo de profissionalismo, dedicação, comprometimento, ética e honradez, dentro e fora de campo.


Edilvo Mota e Telê Santana. Estádio Parque do Sabiá, Uberlândia, 1995.


terça-feira, 19 de abril de 2011

MEMÓRIA E RESPEITO AOS ARTISTAS DA BOLA

(Artigo publicado na coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari)

MEMÓRIA E RESPEITO AOS ARTISTAS DA BOLA

No último sábado (16), a nova diretoria do Araguari Atlético Clube realizou o evento de lançamento do projeto “Paixão que renova meu viver”. Foi anunciada a retomada das atividades esportivas do clube; e, ainda, a grata informação de que o “galo” disputará, ainda em 2011, a terceira divisão do campeonato mineiro de futebol.

Bem estruturado, o projeto apresentado tem ótimas chances de dar certo, em se considerando o planejamento e o pragmatismo das metas.

Porém, além da questão empresarial, outro fato marcou de forma ainda mais tocante a noite de sábado. Foi a deferência da diretoria, ao reverenciar a memória de tantos que fizeram a história do Araguari Atlético Clube: fundadores, jogadores, funcionários, torcedores, membros da imprensa. Destaque especial para a homenagem prestada às mulheres pioneiras do futebol feminino, após uma emocionante narrativa de Tereza Cristina de Paiva Montes Cunha.

Momentos da noite ficaram marcados, como a narrativa do locutor esportivo Edson Rodrigues, fazendo uma retrospectiva da história do clube e finalizando com uma delirante narração de um gol de Ferreira contra o Fluminense, cuja meta era defendida pelo ídolo Bim, também presente e reverenciado. Ou, ainda, o relato emocionante de Carivan Cordeiro, sobre a nobreza de atitude de seu ex-companheiro de zaga Jairão, que mesmo sabendo da morte do irmão numa longínqua manhã de domingo, foi a campo em Ituiutaba, para garantir a vitória necessária; somente após o jogo, se dirigiu ao velório do irmão. O abraço dos antigos colegas, às lágrimas, demonstrou que, acima de tudo, deve prevalecer, sempre, o comprometimento, o amor à camisa e a lealdade aos companheiros de time. Exemplo que deveria ser copiado por todos os profissionais, de qualquer atividade humana. Tempo que passa e deixa a saudades dos momentos épicos dos artistas da bola.

Para os amantes do futebol foi emocionante ver no palco atletas (nunca serão ex-atletas) que fizeram do futebol araguarino, e do Araguari Atlético Clube, sinônimo de talento, garra e espetáculo. Ferreira, Hamilton, Quinzito, Leno, Carivan, Jairão, Jairinho, Pacu, Sabão, Edgar Maia, Lincoln, Ulisses, Matinha, Lé, Marcio Ramos, Chiquinho, Luisberto, Tubertino, Tininho, Ninico, Horácio, e tantos outros, que com toda justiça receberam o reconhecimento e o aplauso do público. Também presentes, prestigiando o evento, o goleiro Renato que atuou pelo Uberlândia Esporte Clube, Atlético Mineiro (campeão brasileiro em 1971), Flamengo e Seleção Brasileira (Copa do Mundo de 1974, na Alemanha) e Vilfredo Silva, centroavante do Uberlândia, Sport Recife e outros clubes do país.

Este humilde colunista se emocionou na platéia. E agradece à diretoria do Araguari Atlético Clube (Mirim, Carivan, Flávio Rosa e Danilo Scagliarini) pelo convite e pela oportunidade de rever grandes jogadores e grandes amigos, em especial Lincoln (o Leão da Serra) que fez história como centroavante do Araguari, Uberlândia, Goiás, América do Rio, Belenenses de Portugal e Colorado.

Para os amantes do futebol, um presente. Para os jogadores, eternos ídolos do Araguari Atlético Clube, uma justa homenagem.

“Viver, e não ter a vergonha de ser feliz...”

edilvomota@hotmail.com
http://saudenatela.blogspot.com

domingo, 17 de abril de 2011

OSSO DURO

(Nota publicada na coluna "DROPS", de Ronaldo Cesar Borges, no jornal Gazeta do Triângulo, edição de 16.04.2011)

OSSO DURO
"A crise na Saúde não é um “privilégio” somente nosso. A saúde pública brasileira passa por momentos muito críticos e de difíceis soluções.

O primeiro secretário de Saúde do governo Marcos Coelho foi nomeado depois de intensas lutas de bastidores. A classe médica indicou o cardiologista Dílson Martins de Deus, que conseguiu se manter no cargo por 16 meses.

Depois, Marcão preferiu uma funcionária de carreira, com vasta experiência na gerência do Programa de Saúde da Família, a assistente social Iara Cristina Borges. Na época o fato foi comemorado afirmando-se que a nova secretária não estava ligada a esquemas políticos e nem a de categorias profissionais. Seria a solução para combater a grave crise que despontava e que se abateu no governo municipal. Dias atrás, Iara entrou com pedido de licença e setores do governo afirmam que foi somente uma maneira para suavizar a saída da servidora que, de fato, quer mesmo é se demitir.

No seu lugar, o secretário-adjunto Rodrigo Povoa, assumiu interinamente o comando da secretaria de Saúde. Com a deflagração da crise com uma desnecessária queda de braço com os vereadores da oposição, descobriu-se que Rodrigo não era eleitor na cidade. O tempo fechou e não restou ao prefeito outra atitude senão a demissão do sobrinho, pois os dispositivos legais foram feridos.

Assume agora interinamente o médico Elpenides Barbosa, outro cardiologista, que tem a missão de não deixar o coração da secretaria parar, mesmo depois do puxão de orelhas, vindo da Gerência Regional de Saúde, que acusa a administração de não estar cumprindo metas dos programas dos governos estadual e federal.

Faltando pouco mais de ano e meio para o final do atual governo, vamos para o quarto secretário, dois deles interinos, e dois adjuntos. Outros setores da administração sofreram e podem sofrer modificações importantes. Nota-se muito desconforto, queda de braços, chapa quente e uma verdadeira torre de babel instalada no poder. Melhor organizarem-se, pois as eleições estão próximas."