quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Agora vai (!?)

Câmara define a nova COMISSÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Segundo notícia publicada por Sávia Lima, no jornal Gazeta do Triângulo, edição de 03.03.2011, a Câmara Municipal de Araguari definiu a composição das novas comissões.

No caso da Saúde, ficou assim composta a Comissão de Saúde e Assistência Social:

Presidente:  Raul José de Belém
Vice-presidente: Evaldo Luiz de Almeida
Membro: Sebastião Joaquim Vieira

Definida a comissão, esperamos que seus membros se debrucem sobre assuntos relevantes da Saúde Pública. Destacaria os seguintes tópicos:

Conselho Municipal de Saúde:

- está legalmente constituído?

- quem são seus membros?

- quem preside o conselho?

- onde e quando acontecem as reuniões?

- os membros da comissão se comprometem a participar, efetivamente, das reuniões do conselho?

Adiantamentos para Viagens:

- os desmandos noticiados, recentemente, sobre falta de prestação de contas e desvio de finalidade dos recursos financeiros são procedentes?

- foi tomada, pela Secretaria de Saúde, alguma medida administrativa para apurar as denúncias?

- quem ordenou as despesas?

- quem deixou de cobrar a prestação de contas?

Assédio Moral contra servidores concursados:

- será tomada alguma medida para apurar as denúncias (desde início de 2009) ?

- a comissão acompanhará o desenrolar da ação judicial proposta por servidor, contra a gestora da saúde e o Município ?

Compras superfaturada de medicamentos:

- a comissão irá tomar alguma providência de ordem prática e legal sobre o assunto?

- a comissão se dispõe a realizar uma auditoria nos processos de compra?

Dengue:

- a comissão irá interpelar a gestora do SUS, a respeito de suas declarações no final do ano passado, quando justificou a substituição de todos os supervisores do serviço de controle da dengue com a assertiva de que os riscos iminentes de epidemia e óbitos (que segundo a gestora CERTAMENTE iriam ocorrer) eram, em tese, culpa da inação daqueles supervisores?

- a comissão indagará a gestora da saúde se foi aberto Processo Administrativo para apuração de falta grave, contra aqueles supervisores, em razão de terem eles (segundo a secretária) colocado em risco a vida de toda a população araguarina?

* Por enquanto, estas medidas já justificariam a existência da Comissão de Saúde.

MESTRE JUAREZ


(Artigo publicado em minha coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari, em 03.02.2011)

MESTRE JUAREZ
No período entre junho de 1996 a março de 1997, conclui meu  curso de especialização em Administração dos Serviços de Saúde, com foco em Saúde Pública e Administração Hospitalar, pela Universidade de Ribeirão Preto.
Além das disciplinas obrigatórias, constantes do currículo do curso, trouxe comigo para a eternidade as lições do coordenador do curso, professor Juarez de Queiroz Campos. Médico, advogado, doutor em Administração Hospitalar e Saúde Pública e escritor, o professor Juarez transformava suas aulas em saborosas histórias de vida.
Nas aulas sobre Direito em Saúde pontuava o respeito às normas sanitárias e administrativas e o correto registro de todas as atividades, como forma de salvaguardar entidade e profissionais. Nas aulas sobre Administração Hospitalar, Juarez ressaltava a importância da humanização na relação do gestor com toda a equipe de saúde. Priorizando a manutenção de um elo de parceria e apoio mútuo, baseada no respeito interpessoal e na rigorosa observância dos manuais e protocolos técnicos.
Os relatos de suas experiências como médico, administrador da Santa Casa de São Paulo, advogado e professor, foram fundamentais para nortear meus passos na gestão em saúde. E as lições de vida do esposo, pai e avô ilustraram a importância do equilíbrio entre razão e emoção, de forma a pautar as decisões do gestor entre a racionalidade administrativa e a atenção aos detalhes nas relações humanas no trabalho.
Notadamente, Juarez ressaltava o binômio competência/respeito como base da moderna administração.
Eis a verdadeira missão do mestre.
Transmitir conteúdo programático é fácil. Porém, orientar para a vida e para o equilíbrio no exercício profissional é tarefa para poucos.
Professor Juarez foi um desses poucos, na minha formação profissional.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Araguari poderá ter unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

(Do jornal Gazeta do Triângulo)
Araguari poderá ter unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Ter, 01 de Fevereiro de 2011 00:00
http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=14708:araguari-podera-ter-unidade-do-servico-de-atendimento-movel-de-urgencia&catid=22:sa&Itemid=164

"Normalmente, a unidade é composta de uma ambulância, um condutor e um técnico em enfermagem."


Comentário do blog:


Mais uma vez, o oportunismo toma espaço na mídia.


O custeio de uma equipe do SAMU é extremamente oneroso. Por tratar-se de unidade de atendimento para urgências e emergências, requer pessoal especializado. Ao contrário do que informa a frase final da matéria, a presença de médico especialista é imprescindível; e este quesito é um dos dificultadores, pela notória falta de médicos habilitados. Especialmente, considerando-se os salários oferecidos pelo município.


O SAMU está disponível há anos. Coincidentemente, Uberlândia até hoje não adotou o serviço. Pela mesma prosaica razão da inviabilidade econômica.


A solução? Prover, no ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO recursos adequados para custear o serviço. E GARANTIR que os recursos sejam aplicados; para evitar os constantes micos que ocorrem em relação ao custeio das UTI's na Santa Casa.


O vereador pega carona, oportunisticamente, na Saúde Pública e faz média com o eleitorado, num assunto sobre o qual não entende patavinas.


Requerimento é fácil fazer... o difícil é agir.