sábado, 30 de julho de 2011

Campeonato Brasileiro: ALÍCIO PENA JÚNIOR representa dignamente Araguari

ALÍCIO PENA JÚNIOR
Araguarino é destaque no Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro da Série B

FICHA TÉCNICA:    ICASA 2 X 0 BRAGANTINO

Local: Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte
Data: 30 de Julho de 2011 (Sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)


Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Izac Márcio da Silva Oliveira (RN)

Mais uma atuação eficiente e segura de ALÍCIO PENA JÚNIOR


Cartões Amarelos: Luiz Henrique, Ramon, Marciano e Preto (Icasa); Mineiro, Otacílio Neto, Gilvan, Lincom e Astorga (Bragantino)
Cartões Vermelhos: Gilvan e Max (Bragantino)

Gols: Preto, aos 35 minutos, e Marciano, aos 47 minutos do segundo tempo

ICASA: Marcelo Pitol; Osmar, Luis Henrique, Everaldo e Janílson; Dodó, Ramon, Marino e Geovani (Fábio Lima); Preto e Alex Afonso (Marciano)
Técnico: Márcio Bittencourt

BRAGANTINO: Gilvan; Júnior Lopes, André Astorga e Luís Carlos; Luís Felipe, Mineiro, Marcinho, Felipe e Luis Leopoldino (Felipe Moreira) (Reinaldo); Lincom (Max) e Otacílio Neto
Técnico: Marcelo Veiga

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ameaça à Saúde Coletiva: lixo a céu aberto

O jornal GAZETA DO TRIÂNGULO trouxe hoje reportagem denunciando o descaso com a saúde da população de Araguari, exposta a riscos no bairro Independência por conta da "Central de Entulhos" onde o lixo é abandonado e permanece sem qualquer tratamento ou cuidado, visando à proteção dos moradores.
    Foto: Gazeta do Triângulo

Diz a matéria:

"De acordo com o ex-presidente de bairro Rodolfo Moreira de Almeida Junior a prefeitura fez um acordo com a associação de moradores após diversas reclamações e transtornos. “Na época pedimos que o problema fosse resolvido, iriam limpar o local e loteá-lo acabando com a central naquele lugar, porém a última limpeza do mesmo aconteceu há nove meses e mais nada foi feito,” explicou.


“Na época em que eu era o presidente do bairro, os carroceiros depositavam entulho, porém era uma coisa organizada. De um tempo para cá está abandonado e servindo de focos de mosquitos da dengue, animais mortos sem nenhuma serventia,” disse."

Enquanto o governo municipal alardeia a construção de novos prédios como a "salvação" da Saúde, a população fica exposta a riscos e agravos à saúde, por conta da falta de ações destinadas ao reordenamento urbano, visando à promoção e proteção da saúde do cidadão.

Lei 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde): 
Art. 3º - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.

Parágrafo Único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

terça-feira, 26 de julho de 2011

FLAMANTE FUTEBOL CLUBE: classificado para a a Primeira Divisão do Amador

(Tá certo, o blog é sobre Saúde. Mas, se esporte é saúde, então vale a nota.)




O Flamante Futebol Clube está classificado, juntamente com o time do Cascalho Rico, para a 1ª Divisão do Campeonato Amador de Araguari, edição 2012.


A equipe do Flamante, comandada pelo presidente CELSO MARTINS e pelo técnico LENO, disputará no próximo domingo (31/07), a partir das 09h30, no estádio Sebastião César, a decisão da 2ª Divisão, com o outro ascendente Cascalho Rico.


Celso Martins, presidente do Flamante F.C.


Como ex-jogador do Flamante, jogando ao lado do LENO e sob comando de CELSO MARTINS, tive temporadas de muita amizade, alegria, companheirismo e bom futebol. Tudo regado, claro, com algumas cervejas geladas, na resenha pós jogo. Em 2008, nos sagramos campeões da 12ª Copa Araguari de Futebol Sênior. (* Flamante FC: Adão, Adelmo, Amarildo, Edilvo, Edson, Totinha, Tininho, Carlos Inez, Manoel, Luiz Carlos, Marcão, Macaco, Leno, Valmir, Valdeci, Carlos Antônio.) Fonte: Luiz Muilla, Gazeta do Triângulo


Aos amigos do FLAMANTE meus cumprimentos e votos de muito sucesso na Primeirona, em 2012.
Equipe do FLAMANTE, classificada para a 1ª Divisão 2012

* Fotos: jornal Gazeta do Triângulo, via internet.

Alício Pena Júnior: competência em dose dupla

ALÍCIO PENA JÚNIOR, orgulho de Araguari.

Nesta semana, mais uma vez a  reconhecida competência do árbitro araguarino ALÍCIO PENA JÚNIOR estará a serviço do futebol brasileiro. Agora, em dose dupla.

Na quarta-feira (27/06) no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, a partir das 21h50, ALÍCIO apitará o jogo FIGUEIRENSE  x   PALMEIRAS, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A.

No sábado (30/07), a partir das 16h20, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, Ceará, ALÍCIO será o árbitro da partida entre ICASA/CE  x  BRAGANTINO/SP, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.


Para todos os seus familiares, amigos e conterrâneos é motivo de alegria e orgulho o reconhecimento ao profissionalismo, à seriedade e à postura ética de ALÍCIO PENA JÚNIOR.


Nossos votos de mais duas excelentes arbitragens!! Que Deus te ilumine e proteja.


"O que mais preocupa, não é o grito dos desonestos, dos sem caráter, dos corruptos, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" (Martin Luther King)

SAÚDE PÚBLICA: ATÉ QUANDO ?


(Artigo publicado em minha coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari, edição 26/07/2011)

SAÚDE PÚBLICA: ATÉ QUANDO ?

A imprensa noticia que após dez meses de funcionamento, a Defensoria Pública da União já atendeu mais de 900 pessoas em Uberlândia e região. Cerca de 90% dos casos são relacionados à área da saúde, com pedidos de UTI e medicamentos que não constam na tabela do Sistema Único de Saúde.

É inegável que o direito de todos nós, cidadãos brasileiros, ao acesso universal e integral às ações de saúde, deve ser amparado pelos órgãos de defesa da cidadania. Disso, ninguém discordaria. Entretanto, a crescente judicialização da saúde revela a outra faceta perversa do sistema público de saúde: a histórica omissão governamental em relação ao cumprimento ao que dispõem a Constituição Federal e a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/1990).
Fruto de uma longa, árdua e bem sucedida luta de diversos setores da sociedade, o Sistema Único de Saúde foi criado, a partir da promulgação da Carta Magna de 1988, dentro de uma concepção moderna de saúde coletiva.
Porém, ao desinteresse generalizado da população, somou-se o descaso das instituições políticas e da parcela organizada da sociedade civil. De forma planejada, as instâncias políticas vêm mantendo a dinâmica do pão e circo, desestimulando o cidadão comum de se interessar pela discussão de seus direitos básicos. O debate sobre políticas públicas, dentre elas a Saúde, jamais tomou a forma e a amplitude necessárias para sedimentar o conceito de cidadania moldado em 1988, e que aos poucos vira letra morta.

Nas questões de saúde pública, discutimos o varejo sem aprofundar na gênese do problema. O descompasso entre demanda e oferta de serviços, o desequilíbrio orçamentário, a má gestão de recursos financeiros, físicos e humanos, tudo isso fica ocultado pelo discurso fácil de quem deveria assumir o problema: os agentes políticos com mandato eletivo.

De um lado, políticos despreparados e mal intencionados sobrevivem à custa da desgraça alheia, mantendo o sistema desestruturado para distribuir migalhas, em forma de consultas, exames e pequenas cirurgias. Do outro lado, a sociedade civil permanece inerte; parte dela porque se garante com planos privados de saúde; a outra grande parcela por desconhecimento dos seus direitos, mendigando favor naquilo que lhe é de direito.

Até quando aceitaremos esse circo de horrores? Quem sabe até o dia em que cada cidadão compreender que, vendendo seu voto, vende também a esperança e o futuro do país.

http://saudenatela.blogspot.com