sexta-feira, 2 de abril de 2010

Fritura faz mal à saúde.

Nota publicada na edição de 02/04/2010 do jornal DIÁRIO DE ARAGUARI, coluna "Curtas", página 2:


"MUDANÇA?


A CURTAS apurou que um forte movimento já estaria sendo realizado em torno do nome do advogado e homem forte da Santa Casa de Misericórdia, Dalto Umberto Rodrigues, para assumir a Secretaria de Saúde, que poderá passar por mudanças em breve. A pressão para a saída do atual secretário está muito forte, e não vão faltar nomes surgindo no horizonte. Mas a verdade, hoje, é que existe um sentimento de que o governo deixa a coisa correr livremente, para que os secretários sejam fritados pela opinião pública, para só então tomar uma decisão. Essa estratégia é suicida, tanto em termos políticos quanto administrativos. No fim, quem vai ser fritado é o Prefeito. Podem apostar que isso ainda vai durar dois, três ou seis meses. E a saúde do povo que se dane."

Comentário do blog:

Dalto Umberto possui condições técnicas e morais para assumir o cargo, em vista da experiência de anos na direção da Santa Casa, tendo concluido curso de especialização em gestão da saúde e conduzido com acerto o processo de implantação da UTI Adulto.

Porém, o blog considera improvável que aceite eventual convite, haja vista a incompatibilidade legal de conciliação de sua função de diretor da Santa Casa com cargo de direção no SUS (condição vedada pela Lei 8080/90). Por outro lado, Dalto desenvolve brilhante carreira privada como advogado.

Portanto, existem dois óbices (um legal e outro profissional); o que não deixa de ser uma pena, haja vista a necessidade de que, após quinze meses, a saúde pública possa voltar a ter efetivo comando.

Quanto a processo de fritura, somente se submete a tão vexatória situação quem assume cargo público sem currículo à altura, para não depender de apadrinhamento político.

Lamentável...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

UTI Adulto inaugurada em Araguari

Inaugurada oficialmente ontem, 31/03, a UTI adulto da Santa Casa de Misericórdia de Araguari.

Viabilizada com recursos do Pro-Hosp (Programa de Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS) programa criado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, a tramitação do projeto iniciou em 2007, tendo passado por todas as instâncias deliberativas do SUS: CIB-Regional, CIB-Estadual. (CIB = Comitê Intergestores Bipartite, composto pelos secretários municipais de saúde da região e pelos representantes da Secretaria de Estado da Saúde lotados na Gerência Regional, de Uberlândia).

A aprovação pela CIB Regional ocorreu em agosto de 2007, no auditório da Casa da Cultura de Araguari. Durante a reunião, o superintendente administrativo da Santa Casa, Dalto Umberto, apresentou o plano de metas que foi aprovado pelos secretários municipais de saúde da região presentes, membros natos da CIB Regional.

(Dalto Umberto apresenta ao colegiado de gestores da saúde,
o plano de metas da Santa Casa, para a UTI Adulto)

Tive a felicidade de, por acaso do destino, participar daquele momento histórico (aprovação pela CIB), como secretário municipal de saúde de Araguari, membro da CIB Regional e presidente regional do COSEMS-MG (Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais). Resta a certeza do dever cumprido.


http://www.gazetadotriangulo.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=11570&Itemid=29

terça-feira, 30 de março de 2010

QUANTO CUSTA A SAÚDE ?

(Artigo publicado na coluna Painel, do jornal Diário de Araguari, em 30.03.2010)

QUANTO CUSTA A SAÚDE ?


Nesses quinze anos em que convivo na gestão da saúde, nos setores privado e público, um dilema perdura: quanto custa, de fato, o sistema de saúde?


Na formação básica dos profissionais de saúde, é notória a carência de noções sobre administração, contabilidade, direito e economia. Alguns, por afinidade ou necessidade, suplementam posteriormente seus conhecimentos através de cursos de especialização. Entretanto, de forma geral, uma falha persiste nos serviços privados de saúde, notadamente em relação à estruturação dos custos e à precificação dos serviços.