sexta-feira, 2 de abril de 2010

Fritura faz mal à saúde.

Nota publicada na edição de 02/04/2010 do jornal DIÁRIO DE ARAGUARI, coluna "Curtas", página 2:


"MUDANÇA?


A CURTAS apurou que um forte movimento já estaria sendo realizado em torno do nome do advogado e homem forte da Santa Casa de Misericórdia, Dalto Umberto Rodrigues, para assumir a Secretaria de Saúde, que poderá passar por mudanças em breve. A pressão para a saída do atual secretário está muito forte, e não vão faltar nomes surgindo no horizonte. Mas a verdade, hoje, é que existe um sentimento de que o governo deixa a coisa correr livremente, para que os secretários sejam fritados pela opinião pública, para só então tomar uma decisão. Essa estratégia é suicida, tanto em termos políticos quanto administrativos. No fim, quem vai ser fritado é o Prefeito. Podem apostar que isso ainda vai durar dois, três ou seis meses. E a saúde do povo que se dane."

Comentário do blog:

Dalto Umberto possui condições técnicas e morais para assumir o cargo, em vista da experiência de anos na direção da Santa Casa, tendo concluido curso de especialização em gestão da saúde e conduzido com acerto o processo de implantação da UTI Adulto.

Porém, o blog considera improvável que aceite eventual convite, haja vista a incompatibilidade legal de conciliação de sua função de diretor da Santa Casa com cargo de direção no SUS (condição vedada pela Lei 8080/90). Por outro lado, Dalto desenvolve brilhante carreira privada como advogado.

Portanto, existem dois óbices (um legal e outro profissional); o que não deixa de ser uma pena, haja vista a necessidade de que, após quinze meses, a saúde pública possa voltar a ter efetivo comando.

Quanto a processo de fritura, somente se submete a tão vexatória situação quem assume cargo público sem currículo à altura, para não depender de apadrinhamento político.

Lamentável...

Nenhum comentário: