quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MESTRE JUAREZ


(Artigo publicado em minha coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari, em 03.02.2011)

MESTRE JUAREZ
No período entre junho de 1996 a março de 1997, conclui meu  curso de especialização em Administração dos Serviços de Saúde, com foco em Saúde Pública e Administração Hospitalar, pela Universidade de Ribeirão Preto.
Além das disciplinas obrigatórias, constantes do currículo do curso, trouxe comigo para a eternidade as lições do coordenador do curso, professor Juarez de Queiroz Campos. Médico, advogado, doutor em Administração Hospitalar e Saúde Pública e escritor, o professor Juarez transformava suas aulas em saborosas histórias de vida.
Nas aulas sobre Direito em Saúde pontuava o respeito às normas sanitárias e administrativas e o correto registro de todas as atividades, como forma de salvaguardar entidade e profissionais. Nas aulas sobre Administração Hospitalar, Juarez ressaltava a importância da humanização na relação do gestor com toda a equipe de saúde. Priorizando a manutenção de um elo de parceria e apoio mútuo, baseada no respeito interpessoal e na rigorosa observância dos manuais e protocolos técnicos.
Os relatos de suas experiências como médico, administrador da Santa Casa de São Paulo, advogado e professor, foram fundamentais para nortear meus passos na gestão em saúde. E as lições de vida do esposo, pai e avô ilustraram a importância do equilíbrio entre razão e emoção, de forma a pautar as decisões do gestor entre a racionalidade administrativa e a atenção aos detalhes nas relações humanas no trabalho.
Notadamente, Juarez ressaltava o binômio competência/respeito como base da moderna administração.
Eis a verdadeira missão do mestre.
Transmitir conteúdo programático é fácil. Porém, orientar para a vida e para o equilíbrio no exercício profissional é tarefa para poucos.
Professor Juarez foi um desses poucos, na minha formação profissional.

Nenhum comentário: