terça-feira, 19 de abril de 2011

MEMÓRIA E RESPEITO AOS ARTISTAS DA BOLA

(Artigo publicado na coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari)

MEMÓRIA E RESPEITO AOS ARTISTAS DA BOLA

No último sábado (16), a nova diretoria do Araguari Atlético Clube realizou o evento de lançamento do projeto “Paixão que renova meu viver”. Foi anunciada a retomada das atividades esportivas do clube; e, ainda, a grata informação de que o “galo” disputará, ainda em 2011, a terceira divisão do campeonato mineiro de futebol.

Bem estruturado, o projeto apresentado tem ótimas chances de dar certo, em se considerando o planejamento e o pragmatismo das metas.

Porém, além da questão empresarial, outro fato marcou de forma ainda mais tocante a noite de sábado. Foi a deferência da diretoria, ao reverenciar a memória de tantos que fizeram a história do Araguari Atlético Clube: fundadores, jogadores, funcionários, torcedores, membros da imprensa. Destaque especial para a homenagem prestada às mulheres pioneiras do futebol feminino, após uma emocionante narrativa de Tereza Cristina de Paiva Montes Cunha.

Momentos da noite ficaram marcados, como a narrativa do locutor esportivo Edson Rodrigues, fazendo uma retrospectiva da história do clube e finalizando com uma delirante narração de um gol de Ferreira contra o Fluminense, cuja meta era defendida pelo ídolo Bim, também presente e reverenciado. Ou, ainda, o relato emocionante de Carivan Cordeiro, sobre a nobreza de atitude de seu ex-companheiro de zaga Jairão, que mesmo sabendo da morte do irmão numa longínqua manhã de domingo, foi a campo em Ituiutaba, para garantir a vitória necessária; somente após o jogo, se dirigiu ao velório do irmão. O abraço dos antigos colegas, às lágrimas, demonstrou que, acima de tudo, deve prevalecer, sempre, o comprometimento, o amor à camisa e a lealdade aos companheiros de time. Exemplo que deveria ser copiado por todos os profissionais, de qualquer atividade humana. Tempo que passa e deixa a saudades dos momentos épicos dos artistas da bola.

Para os amantes do futebol foi emocionante ver no palco atletas (nunca serão ex-atletas) que fizeram do futebol araguarino, e do Araguari Atlético Clube, sinônimo de talento, garra e espetáculo. Ferreira, Hamilton, Quinzito, Leno, Carivan, Jairão, Jairinho, Pacu, Sabão, Edgar Maia, Lincoln, Ulisses, Matinha, Lé, Marcio Ramos, Chiquinho, Luisberto, Tubertino, Tininho, Ninico, Horácio, e tantos outros, que com toda justiça receberam o reconhecimento e o aplauso do público. Também presentes, prestigiando o evento, o goleiro Renato que atuou pelo Uberlândia Esporte Clube, Atlético Mineiro (campeão brasileiro em 1971), Flamengo e Seleção Brasileira (Copa do Mundo de 1974, na Alemanha) e Vilfredo Silva, centroavante do Uberlândia, Sport Recife e outros clubes do país.

Este humilde colunista se emocionou na platéia. E agradece à diretoria do Araguari Atlético Clube (Mirim, Carivan, Flávio Rosa e Danilo Scagliarini) pelo convite e pela oportunidade de rever grandes jogadores e grandes amigos, em especial Lincoln (o Leão da Serra) que fez história como centroavante do Araguari, Uberlândia, Goiás, América do Rio, Belenenses de Portugal e Colorado.

Para os amantes do futebol, um presente. Para os jogadores, eternos ídolos do Araguari Atlético Clube, uma justa homenagem.

“Viver, e não ter a vergonha de ser feliz...”

edilvomota@hotmail.com
http://saudenatela.blogspot.com

Nenhum comentário: