terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ministro da saúde defende que Uberlândia tenha o Samu

14/11/2011 15:15



Alexandre Padilha visitou o Hospital Municipal e o HC-UFU
Walace Torres Jornalista (Correio de Uberlândia)
http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/ministro-da-saude-visita-uberlandia/#comment-42650




Em visita a Uberlândia, ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu a implantação na cidade de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo afirmou, todas as cidades-polos do país foram listadas por uma comissão formada pelo governo federal, estados e municípios como aptas a receber o Samu regional. “Nós achamos importante que Uberlândia tenha um serviço como o Samu. Não vejo motivo para que o município não tenha interesse”, disse.

A implantação, no entanto, depende de iniciativa da administração municipal que, por enquanto, não apresentou nenhuma proposta para sediar uma unidade regional. “Não somos contra o Samu, mas temos que ter estrutura para isso”, disse o prefeito Odelmo Leão, que sustenta a inviabilidade de implantação pela carência de leitos hospitalares. “O problema é que para cada atendimento Samu – e vamos deixar bem claro que ele não é municipal, é regional – você tem que ter um leito disponibilizado. Como é que vou pegar um paciente de Uberlândia, de Tupaciguara ou outra cidade e chegar aqui e não ter o leito?”, disse.

Mas para o ministro da Saúde o tipo de atendimento prestado pelo Samu pode ajudar a reduzir os riscos de morte e de sequelas em pessoas vítimas de acidentes. “O Samu é exatamente para que as pessoas que estejam em risco de vida em casa ou na rua sejam melhor transportadas para um hospital e continuem o tratamento. Quando não tem o Samu, ou as pessoas morrem em casa ou na rua ou são mal transportadas para os mesmos hospitais”, disse.

Para defender a implantação do novo modelo de atendimento de urgência, Alexandre Padilha citou um estudo do Ministério que aponta redução de 42% da mortalidade por doenças cardiovasculares no país nos últimos dez anos. “Essa redução foi maior nos municípios que implantaram o serviço do Samu”, afirmou.

Repasse de recursos foi dobrado

O Ministério da Saúde pretende chegar a 100% de cobertura do Samu em todo o país até o fim de 2014. Hoje, existem 159 Centrais de Regulação Médica que abrangem 1.627 municípios em todos os estados, o que representa uma cobertura de aproximadamente 11 milhões de habitantes.

Para alcançar a meta, o primeiro passo foi a adoção de uma política de interiorização, levando o Samu para os polos regionais. “Para estimular os municípios, o Ministério da Saúde está dobrando o repasse de recursos para a manutenção, o que vai facilitar a contratação de médicos e enfermeiros”, disse Alexandre Padilha.

Outra medida é ampliar o tipo de atendimento prestado pelas unidades do Samu. “Vamos introduzir um novo tipo de tratamento para o infarto, que é a introdução de trombolíticos”, disse o ministro. “Nós temos expectativa de que os municípios apresentem projetos e propostas para que possamos implantar o Samu na região.”


Visitas ao hospital municipal e ao HC

O ministro Alexandre Padilha e o reitor da UFU, Alfredo Neto

Desde que assumiu o Ministério da Saúde, no início do ano, é a primeira vez que Alexandre Padilha visita Uberlândia. Depois de desembarcar com quase duas horas de diferença em relação ao horário previsto, o ministro foi direto para o Hospital e Maternidade Municipal, onde foi recepcionado pelo prefeito Odelmo Leão e os diretores da unidade.

Alexandre Padilha conheceu as instalações, conversou com funcionários e fez questão de ressaltar que o governo federal contribui com R$ 4 milhões mensais para a manutenção do hospital.

Em seguida, o ministro fez uma visita técnica ao Hospital de Clínicas da UFU para conhecer a nova ala de internações e o projeto de construção do novo pronto-socorro, que tem repasse garantido de R$ 40 milhões da União.

Antes de Uberlândia, Padilha visitou unidades de saúde em Uberaba. Depois, seguiu viagem para Monte Alegre de Minas, Santa Vitória e Ituiutaba, onde receberia o título de cidadania honorária nas três cidades.

Treze cidades de Minas têm o serviço

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) é utilizado em casos de emergência. No Brasil é oferecido pelo governo federal, em parceria com os governos estaduais e prefeituras. O projeto piloto do Samu aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).


Em Minas, 13 cidades disponibilizam o serviço: Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itaúna, Juiz de Fora, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Uberaba.


Saiba mais

As ambulâncias do Samu são divididas em:
*USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves


*USB – Unidades de Suporte Básico


*VT – Veículos de Transporte, usados em casos mais simples


*VIR – Veículo de intervenção rápida, são viaturas 4×4, compostas por equipe médica e material para suporte avançado de vida, mais ágeis e com capacidade de acessar locais de difícil trânsito, onde a ambulância normal poderia demorar a chegar


*MOTOLÂNCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento


*AMBULÂNCIA: Unidade de socorro aquático


*HELICÓPTERO: Unidade de socorro aéreo

Nenhum comentário: