terça-feira, 14 de setembro de 2010

EU DIGO NÃO !

(artigo publicado em minha coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari, em 14.09.2010)

“Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas”    (Mahatma Gandhi)


EU DIGO NÃO !

Eu digo não para a corrupção, que grassa e corrói a estrutura do tecido social.

Eu digo não para a ocupação desenfreada da gestão pública por gente despreparada, comprometendo a eficiência e a eficácia das políticas públicas.

Eu digo não para a amnésia latente, que sepulta crimes com uma desfaçatez que também sepulta sonhos de dias melhores.

Eu digo não para a demagogia, que transforma em circo questões graves do interesse coletivo e trata a população como massa de manobra, em discursos infantilizados e pueris.
Eu digo não para agentes políticos canastrões que escarnecem da lei e minimizam delitos próprios ou de comparsas; para chefes do Executivo que nada sabem, nada veem e nada fazem perante indícios de irregularidades e crimes cometidos por subordinados.

Eu digo não para o desrespeito à privacidade do cidadão e a manipulação do sigilo fiscal para fins eleitorais.

Eu digo não para a convivência promíscua entre poderes da República, quebrando a autonomia necessária e soterrando qualquer possibilidade de fiscalização da gestão pública.

Eu digo não para o descaso com a Saúde Pública, objeto de manobra e de sacrifício da população pobre, e que espera há dez anos a regulamentação, pelo Congresso Nacional, do financiamento do SUS.

Eu digo não para o descaso com a Educação, notadamente na desvalorização do corpo docente no ensino fundamental e no descuido com a infraestrutura básica.

Eu digo não, enfim, para a degradação do setor político, infestado por bandidos que têm acesso facilitado pela falta de reforma política e pela lentidão do Poder Judiciário, que permite a prescrição de crimes contra a ordem pública.

No dia 03 de outubro, eu direi não. E você?





edilvomota@hotmail.com

http://saudenatela.blogspot.com

Nenhum comentário: