terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BARBÁRIE CONSENTIDA

(Artigo publicado em minha coluna semanal "Painel", no jornal "Diário de Araguari")

BARBÁRIE CONSENTIDA

As chocantes cenas, mostradas pela televisão, de torcedores de futebol agredindo, de forma covarde e irracional, outro ser humano, prostrado inerte em plena via pública de Belo Horizonte, é um quadro insano e, lamentavelmente, inserido em nossa rotina. Mais um jovem morto na macabra estatística da pátria de chuteiras.

Perdemos o prumo, perdemos o rumo, perdemos o norte.

A culpa não é do futebol em si. A culpa é de todos nós que permitimos, numa tosca omissão, a degradação de todos os valores que deveriam alicerçar uma sociedade minimamente decente.

Trocamos princípios por valores materiais. Acomodamos nossas bundas e consciências no próprio umbigo e rompemos, de vez, com os limites da tolerância, do respeito ao próximo, da civilidade, enfim.

A permissividade com infrações levíssimas, cometidas por crianças dentro do próprio lar, alimenta a certeza de onipotência e impunidade. Daí, temos adolescentes e adultos sem noção, imaginando que podem tudo, onde e quando quiserem.

Maus tratos com o espaço público, depredações, boates automotivas ambulantes, motocicletas com escapamento aberto, pixações, desinteresse por conteúdos escolares e falta de respeito com professores, são apenas alguns sintomas da grave doença que assola a sociedade.

Hipocritamente, a maioria prefere culpar “os políticos” como se eles não fossem nossa imagem e semelhança. A sensação de impunidade que o jovem sente, no seio da própria família, é reforçada pela certeza absoluta, ante os desmandos de boa parte dos gestores públicos, cujas expectativas de punição prescrevem entre recursos e “recursos”.

Cada povo tem a sociedade que escolhe ser...

Nenhum comentário: