quinta-feira, 30 de junho de 2011

FORMANDO BANDIDOS EM CASA

(Artigo publicado na coluna "Painel", edição de hoje - 30/06 - do jornal Diário de Araguari)

FORMANDO BANDIDOS EM CASA

Os dois “meninos”, 18 e 19 anos, respectivamente, suspeitos do estupro e latrocínio ocorrido em Uberlândia contra uma jovem empresária de 26 anos, possuem uma respeitável ficha criminal. Um deles, inclusive, havia sido preso em flagrante pela polícia, em Corumbaíba; mas logo foi posto em liberdade através de um alvará de soltura. Impressiona como, no Brasil, bandido de todo naipe tem muito mais facilidades do que o sujeito que se atreve a cumprir a lei.

Mas a gênese da banalização do crime e da violência gratuita não está nas ruas. Está dentro de casa.

A permissividade dos “novos modelos” de educação, com a quase inversão de papéis entre pais e filhos, vem produzindo marginais em potencial, em escala quase industrial. Vão longe os tempos em que era normal pai e mãe terem e exercerem autoridade sobre os filhos.

O que assistimos hoje, em profusão, são crianças ainda de fraldas, agindo como verdadeiras tiranas, sob a pasmaceira de pais que, ao invés de impor a lógica da autoridade, praticam novos métodos de relação, submetendo-se aos caprichos e aos desmandos de crianças. Tudo para evitar “traumas”. Então, desde cedo os filhos aprendem a não ter limites, a extrapolarem com birra, gritos, xingamentos, chutes e até cusparadas em qualquer adulto que atrevesse seu caminho.

Regramento de conduta não é função da escola. É obrigação da família, especialmente de pai e mãe. O Brasil tem “estatuto” demais para disciplina e respeito de menos.

Desde a mais tenra infância, os pais precisam impor sua autoridade, pelo exemplo e a definição de limites claros, específicos e inflexíveis. Nos casos extremos (birra, xilique, desacato), nada que uma enérgica bronca ou uns bons puxões de orelha não consigam resolver. Hierarquia e disciplina são imprescindíveis em qualquer lugar.

Até hoje agradeço minha mãe, pelos oportunos “corretivos” com vara de amoreira, que puseram no prumo e no rumo certo os seis filhos.

edilvomota@hotmail.com



Nenhum comentário: