segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CIDADÃOS FOTOGRAFAM ARAGUARI

FOTOGRAFAÇO REÚNE AMIGOS E REGISTRA ARAGUARI


Grupo "A Culpa é do Fotógrafo" reunido na escadaria da Igreja do Rosário.

Na tarde do feriado de 15.08.2011 nos encontramos na Praça Manoel Bonito, no centro de Araguari-MG, para materializar o apoio ao amigo, fotógrafo e defensor do patrimônio arquitetônico, cultural, urbanístico e ferroviário... GLÁUCIO HENRIQUE CHAVES.

Área na Praça da Matriz

Cerca de 30 pessoas partiram para uma expedição pelas ruas da cidade, munidos de câmeras fotográficas, desde as profissionais até os mais simples telefones celulares. Durante 4 horas, das 14 até as 18 horas, além de muita alegria e descontração, registramos o cotidiano urbano: os traços da arquitetura antiga, o descaso com o meio ambiente e parte da história, a exuberância da flora do cerrado, lixo, prédios históricos e modernas construções.
  

Antiga oficina da Rede Ferroviária

Área do antigo Cortume, abandonada e em estado de degradação ambiental

Amigos de Uberlândia, companheiros de expedições do Gláucio, se juntaram a nós, araguarinos natos ou genéricos, numa caminhada cercada de alto astral, fraternidade, suor e o olhar apurado da cidadania.
Casa antiga à venda, defronte à Igreja Matriz

Não fizemos desagravo a ninguém. Nem pretendemos provocar qualquer que fosse. Apenas nos unimos ao Gláucio naquilo que ele mais gosta de fazer: a andança em busca de novos ângulos, novos olhares sobre o cotidiano, novas perspectivas sobre o óbvio que, geralmente, guarda belezas que a rotina esconde da vista embaçada pelo tédio.
Amigos reunidos no início do passeio fotográfico

Gláucio Henrique Chaves, amigo e idealizador do Fotografaço Cidadão

Catadores de material reciclável: o contraponto à poluição


Lixo próximo à erosão do córrego, área do antigo Cortume

Alegria!  Este foi, com certeza, o sentimento predominante em todos nós que fizemos do feriado um dia diferente, colhendo imagens, acolhendo amigos e escolhendo um norte para nossas vidas: não ficar calados ante o descaso com a história de uma cidade e seu aspecto urbanístico.
Gláucio "ajusta o foco" do Palácio dos Ferroviários

4 comentários:

EFGoyaz disse...

Muito bom! Foi um dia muito divertido mesmo, que passei na companhia de muitos amigos. Aprendi muita coisa. Agradeço a todos os amigos que participaram. E, aos que não puderam, gostaríamos que participassem dos próximos.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 16 de agosto de 2011.

Prezado Edilvo,

Enfim, o e-Cidadão se organiza!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Cid Costa Neto disse...

Gostei da casa a venda... deu vontade comprar.

Edilvo Mota disse...

Cid... se comprar, pelamordedeus, vê se não transforma em mais um forno de vidro...