terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uberlândia debate Políticas Urbanas e Acessibilidade


OFICINA DE ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS - VIVÊNCIAS SIMULADAS
O Movimento Cidade Futura em conjunto com o Instituto de Geografia da UFU e a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – APARU realiza no dias 26 e 27 de agosto de 2011, na sala 304 do bloco 5O, campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, a Oficina de Acessibilidade – Vivências simuladas de deficiência ou restrição de mobilidade.

A atividade faz parte do projeto de extensão Capacitação de Agentes Públicos e Sociais para a Gestão Integrada de Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusiva, coordenado pelo professor da UFU, William Rodrigues Ferreira. A proposta é promover uma reflexão dos desafios e avanços da acessibilidade nos espaços públicos e coletivo de Uberlândia.

A oficina terá três momentos: na sexta-feira, dia 26/08, das 19 às 22 horas, haverá uma exposição teórica da legislação sobre acessibilidade. No sábado (27/08), os participantes sairão num ônibus adaptado do campus Santa Mônica da UFU, às 08 horas, com direção ao centro de Uberlândia, onde vivenciarão deficiências simuladas e situações de mobilidade reduzida para sentir “in loco” das dificuldades da acessibilidade no espaço público da cidade. No terceiro momento, haverá uma reflexão das experiências vividas através de relatos dos participantes.

A oficina abordará os conceitos e definições de mobilidade reduzida, barreiras na acessibilidade, rotas acessíveis, vivência, entre outros. Os participantes utilizarão equipamentos usados por pessoas com deficiência, como cadeiras de rodas, muletas, andadores e ainda simulações de dificuldades encontradas por deficientes visuais e auditivos.

Andando pelas ruas, os participantes, além de sentirem as dificuldades de mobilidade, tomarão conhecimento de vários pontos que realmente são críticos para acessibilidade. “ É impressionante como qualquer irregularidade do solo atrapalha e exige esforço de quem usa a cadeira. Quem se locomove normalmente, não tem a noção da dificuldade” destacou Lindomar de Carvalho, que participou da oficina de acessibilidade em 2008, atividade do Curso de Formação de Lideranças em Políticas Urbanas.

Quem estiver interessado em participar da atividade deve fazer a inscrição no site do Movimento Cidade Futura: www.cidadefutura.net.br ou CLIQUE AQUI. Serão 40 vagas. Haverá certificados para os participantes.

INFORMAÇÕES:
(34)3087-4503, 9971-1258, 9150-6183
COM FRANK BARROSO, coordenador do Movimento Cidade Futura

Nenhum comentário: