quarta-feira, 27 de março de 2013

MAMOGRAFIA: a importância da prevenção


Minas terá mais quatro caminhões com mamógrafos

Veiculo - O Tempo - BHEditoria - Cidades
Data - 27/03/2013

Mais quatro caminhões equipados com mamógrafos serão entregues hoje governo do Estado, em uma cerimônia que contará com a presença do secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques. Os veículos, que começaram a ser utilizados em outubro do ano passado, percorrem todas as regiões que ainda não possuem os mamógrafos, agilizando a realização e resultados de exames. No início da ação, eram apenas duas unidades.
A Entrega dos caminhões vai acontecer às 10h, no Parque Municipal. De acordo com informações do governo, a iniciativa já aumentou em 13% o número de exames de mamografia. Na faixa etária de 45 à 69 anos, foram realizados 417.378 exames, um aumento de 15,51%.

No último ano, Minas também ampliou o modelo de prevenção do câncer de mama, facilitando o acesso à mamografia e agilizando o diagnóstico com objetivo de iniciar rapidamente o tratamento.

Agendamento. Com a ampliação do programa, as mulheres também não precisam mais agendar uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde para fazer o exame de mamografia. É necessário apenas que ela vá à unidade de saúde e solicite a requisição do exame ou imprima o documento pelo Facebook, no endereço www.facebook.com/SaudeMG. Além disso, elas também podem marcar o próprio exame de mamografia em uma unidade credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário: