terça-feira, 22 de junho de 2010

VENCIDOS PELO CANSAÇO

(Artigo publicado em minha coluna semanal "Painel", no jornal Diário de Araguari, em 22.06.2010)

Nos idos de 2001, a ADESA (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Araguari) buscava empreender ações voltadas ao interesse comunitário, de acordo com as premissas de seu estatuto social.

Nascida no seio das entidades de classe, a ADESA era composta em seu conselho deliberativo por representantes de órgãos como ACIA, CDL, Fundação Maçônica, Rotary Clube, Clube Soroptimista, Sindicato dos Contabilistas, Unimed, dentre outros.

Em reunião histórica com o então prefeito, realizada em seu gabinete, os membros da ADESA levaram ao alcaide uma proposta inovadora: a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Araguari (CODEA), nos mesmos moldes do que havia sido feito no município de Maringá, no Paraná, onde até hoje funciona, com sucesso, o CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá). Apesar da boa receptividade inicial do prefeito, objeções dentro de seu staff jogaram por terra a iniciativa. A ADESA foi vencida pelo cansaço.

Anteriormente, um representante da ADESA havia visitado Maringá, para conhecer de perto aquela experiência vitoriosa. O CODEM é um órgão criado por Lei Municipal (4275/96, de 11/09/96), com caráter deliberativo e consultivo e com a finalidade de propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico. É constituído por entidades representativas dos diversos segmentos organizados da sociedade. Sua estrutura conta com uma mesa Diretora, um Plenário e 11 Câmaras Técnicas Setoriais.

Entre suas funções o CODEM tem a atribuição de gerir o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, instituído pela Lei Municipal (4274/96, de 11/09/96). As atribuições do CODEM são exercidas em parceria com entidade de sociedade civil e poder público, destacando-se a Prefeitura Municipal, a ACIM-Associação Comercial e Industrial de Maringá, o IDR- Instituto para o Desenvolvimento Regional e a FIEP- Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Essa parceria reflete o grande lema do CODEM que é: "Comunidade e Governo, juntos determinando nosso futuro”.

A tentativa de aproximar a sociedade civil da gestão municipal, visando contribuir na elaboração de projetos de desenvolvimento e garantir o efetivo controle social, foi frustrada. Hoje a ADESA se encontra moribunda, principalmente em razão do desânimo de alguns de seus membros que se cansaram de tentar, inutilmente, contribuir de forma voluntária, com o sacrifício do próprio lazer e das atividades profissionais, para o crescimento do município.

Nas próximas semanas, relatarei outras histórias de luta e trabalho da ADESA.

Boa semana a todos.

edilvomota@hotmail.com
http://saudenatela.blogspot.com/

Nenhum comentário: