quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CPMF pode voltar 'em parte ou totalmente'

http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/11/eduardo-campos-diz-que-cpmf-pode-voltar-em-parte-ou-totalmente.html

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou nesta quinta-feira (4) que considera que a CPMF pode ser recriada, total ou parcialmente, para ajudar no financiamento da saúde. Ele se reúne com políticos eleitos e reeleitos do PSB em Brasília. Na noite desta quarta (3), ele esteve em reunião com o coordenador-geral da equipe de transição de Dilma Rousseff e presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

"Se precisar reestabelecer, em parte ou totalmente, a CPMF, vamos fazer isso, porque depois que caiu a CPMF, eu não vi baixar preço de nada", disse. Segundo ele, o retorno do imposto garantiria em torno de R$ 30 bilhões para a saúde, o que mesmo assim não seria suficiente. "Calcula-se que o subfinanciamento da saúde no Brasil chega a R$ 51 bilhões hoje".

Ele ressaltou problemas decorrentes do subfinanciamento. "Ou se discute a questão do financiamento da saúde, ou muitas pessoas vão estar morrendo. Tem municípios fechando serviços públicos por incapacidade de manter, os hospitais mantidos pelos estados estão cada vez tendo mais problemas de financiamento, de superlotação, e essa é uma questão que está na ordem do dia. Nós precisamos discutir, sim, qual vai ser a solução", declarou.

Extinção da CPMF foi 'ignorância sem precedentes’, diz Lula

Já Cid Gomes (PSB), governador do Ceará, defendeu a regulamentação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). "Nós defendemos que há a necessidade de um financiamento específico para a saúde. E tramita no Congresso Nacional um projeto que regulamenta a emenda 29 e diz qual é a participação de cada ente da Federação, municípios, estados, percentual que deve ser gasto e a União. A União precisa ter um recurso a mais, e esse recurso está lá proposto como a CSS", afirmou.

Segundo ele, a contribuição que seria descontada em transações bancárias é um "sacrificio muito pequeno para boa parte dos brasileiros que usam banco em nome de uma grande maioria dos brasileiros que têm péssimo serviço na área da saúde". Cid Gomes também ressaltou a importância de se fazer uma reforma tributária, por conta da grande quantidade de impostos no Brasil.

Ricardo Coutinho (PSB), governador eleito da Paraíba, também defendeu a CSS, porém com ressalvas. "Eu defendo a regulamentação da emenda 29 e o maior aporte de recursos para a saúde, desde que esses recursos tenham a garantia de que não sairão por outra porta, que eles tenham garantia de repasse para estados e municípios"", afirmou.

Renato Casagrande (PSB), governador eleito do Espírito Santo, concorda que há pouco dinheiro para a saúde, mas defendeu que haja paciência. "Temos que esperar a reunião de governadores com a presidente Dilma. Ela não disse que vai criar, vamos conversar e ver quais são as alternativas. Vamos esperar todos nós assumirmos para que a gente possa tomar uma decisão com relação ao financiamento da saúde, que tem que aumentar", declarou

Um comentário:

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

Parece que as preces edilvianas estão sendo ouvidas. Não digo isso em relação à volta da CPMF, mas sim à regulamentação da EC 29.