sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ameaça à Saúde Coletiva: lixo a céu aberto

O jornal GAZETA DO TRIÂNGULO trouxe hoje reportagem denunciando o descaso com a saúde da população de Araguari, exposta a riscos no bairro Independência por conta da "Central de Entulhos" onde o lixo é abandonado e permanece sem qualquer tratamento ou cuidado, visando à proteção dos moradores.
    Foto: Gazeta do Triângulo

Diz a matéria:

"De acordo com o ex-presidente de bairro Rodolfo Moreira de Almeida Junior a prefeitura fez um acordo com a associação de moradores após diversas reclamações e transtornos. “Na época pedimos que o problema fosse resolvido, iriam limpar o local e loteá-lo acabando com a central naquele lugar, porém a última limpeza do mesmo aconteceu há nove meses e mais nada foi feito,” explicou.


“Na época em que eu era o presidente do bairro, os carroceiros depositavam entulho, porém era uma coisa organizada. De um tempo para cá está abandonado e servindo de focos de mosquitos da dengue, animais mortos sem nenhuma serventia,” disse."

Enquanto o governo municipal alardeia a construção de novos prédios como a "salvação" da Saúde, a população fica exposta a riscos e agravos à saúde, por conta da falta de ações destinadas ao reordenamento urbano, visando à promoção e proteção da saúde do cidadão.

Lei 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde): 
Art. 3º - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.

Parágrafo Único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

Um comentário:

Unknown disse...

Enquanto isso, a Prefeitura de Araguari, com a cumplicidade da submissa Câmara Municipal, vai gastar R$ 200.000,00 com propaganda de televisão.

Princípios, prioridades e compromisso com o interesse do cidadão...