terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prefeito de Uberlândia investe na Saúde Pública

30/08/2011 18h52 - Atualizado em 30/08/2011 18h52

Prefeitura amplia atendimento de urgência e emergência em Uberlândia


Unidades municipais do setor da Saúde ganham mais 12 ambulâncias de socorro e de semi-UTI


Além das atividades recreativas e culturais programadas pela Prefeitura de Uberlândia no aniversário de 123 anos da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentará os novos veículos adquiridos para atendimento emergencial, durante a festa que será realizada no Parque do Sabiá nesta quarta-feira (31).


São 10 ambulâncias tipo “A” (simples remoção) e duas ambulâncias tipo “B” (semi-UTI). Foram investidos mais de R$ 937 mil na aquisição dos equipamentos que complementarão o atendimento prestado na cidade. A partir de agora, Uberlândia conta com 38 veículos para o transporte de pacientes.


“Temos buscado melhorias capazes de beneficiar ainda mais a população. O Município aplica, em média, mais de 26% de seu orçamento em Saúde, 11% a mais do que o estipulado pelo Governo Federal. Neste ano, entregamos à comunidade o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, um dos mais modernos do Brasil. Agora, estamos disponibilizando novos veículos especialmente adaptados para o transporte daqueles que necessitam de cuidados médicos antes ou após tratamento hospitalar”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

As ambulâncias tipo “A” contam com maca retrátil em alumínio - desenvolvida para reduzir o esforço no transporte de feridos ou doentes - assim como sistema de isolamento térmico e acústico, acabamento almofadado dos batentes, iluminação interna, piso nivelado e revestido, janela corrediça, divisória em fibra de vidro, banco em formato baú (para dois acompanhantes), ventilador oscilante e sinalizador acústico e visual tipo barra, com sirene eletrônica em leds. O revestimento interno é de placas de fibra higienizáveis. Equipamentos como suportes para soro e plasma instalado no teto, cilindro de oxigênio 7 litros (com válvula e manômetro) e lixeira também compõem os automóveis.

Considerada um dos veículos de socorro mais avançados, a ambulância tipo “B” semi-UTI é específica para atendimento de média e alta complexidade. Os automóveis possuem itens específicos para o atendimento de urgência e emergência, além daqueles que compõem uma ambulância comum: revestimento interno vedado (resistente a processos de limpeza e desinfecção), armário instalado no compartimento de atendimento, banco para atendente médico (instalado na cabeceira da maca), cilindro de oxigênio 16 litros (com válvula e manômetro) e prancha de imobilização (longa e curta). Os veículos são equipados com maletas de medicamento (com estetoscópio, ressuscitador e medidor de pressão – adulto e infantil), de parto e acessórios como cobertores, coletes refletivos, lanternas de mão, máscaras, aventais, entre outros

Fonte: Portal Prefeitura Municipal de Uberlândia


Enquanto isto, em Araguari...

Jornal Diário de Araguari, 30 de agosto de 2011, coluna CURTAS:

"SOS ?

A SAÚDE está muito doente em Araguari e vai entrar em estado de coma profundo, se não houver modificação na estrutura atual. O povo já não aguenta mais e quer solução. A maioria das pessoas sabe que a culpa não é só da Prefeitura, mas já reclama por uma ação enérgica quanto ao aproveitamento de parte do Hospital Municipal que pode ser usada, por não ter problemas. É preciso que o Ministério Público Federal tenha sensibilidade para o assunto".

3 comentários:

Edilvo Mota disse...

Eis a diferença:

em Uberlândia, ao invés de esperar que o Ministério Público resolva o que é de competência do Município, o prefeito Odelmo age.

Cássio Genaro disse...

na minha breve passagem por Araguari, agora em Agosto, pude ver algumas ambulâncias do município em estado deplorável. Uma até, estava com a roda bamba. Imagina! É isso aí o que tem pra atender a sociedade, àqueles que mais precisam. Uma vergonha!

Edilvo Mota disse...

Reparei na foto das ambulâncias, calçamento de paralelepípedo...

que coisa mais antiquada, mais "velho modelo"!!! kkkkk