sábado, 25 de setembro de 2010

POR MOTIVOS DE SAÚDE

Definidos meus candidatos para a eleição do próximo domingo, faço uma exposição de motivos sobre as escolhas:

Presidente: JOSÉ SERRA (45)
Foi, sem sombra de dúvidas, o mais competente e eficaz ministro da Saúde do país.
Destaque em sua gestão para a criação dos medicamentos genéricos e a quebra da patente dos
medicamentos antiretrovirais (para pacientes portadores do vírus HIV); nestes dois casos, Serra teve coragem e cacife político para peitar os laboratórios estrangeiros, em benefício da economia da saúde e da segurança sanitária da população. Outra ação marcante foi a ampliação maciça das equipes do Programa Saúde da Família, principal alicerce para a promoção da saúde e redução de doenças e agravos.

Governador: ANTÔNIO ANASTASIA (45)
Como secretário de Estado de AÉCIO NEVES, foi o grande coordenador da profissionalização da gestão.
Na Saúde, destaque para os programas Viva Vida (redução da mortalidade materno infantil),
Saúde em Casa (reforço financeiro para o PSF), ProHosp (investimentos em hospitais do SUS, com destaques para as UTI’s Neonatal - 2004-2005 - e Adulto - 2008-2009 - em Araguari). O programa de regulação de emergências – SUSFácil - é modelo para os demais estados do país. Com foco no planejamento e na coordenação dos programas, ANASTASIA se qualificou para o cargo. É um diferencial, uma nova abordagem da administração pública, fugindo do modelo demagogo e ineficaz que temos visto, no geral.

Senadores: ITAMAR FRANCO (234) e AÉCIO NEVES (456)
ITAMAR assumiu a Presidência da República em período de instabilidade político-institucional, após a cassação de Collor.  Conduziu o país com serenidade e mudou o destino da nação com a implementação do Plano Real, do qual todos colhem frutos hoje. A Saúde Pública somente ainda não foi devidamente beneficiada pelo Plano Real, pela não regulamentação da Emenda Constitucional 29, que definirá a obrigatoriedade de investimentos mínimos em Saúde, para os três níveis governamentais.
Além disso, após tanto desgaste com corrupção e desmandos, o Senado precisa de experiência e serenidade em seus quadros.

AÉCIO NEVES implantou em Minas Gerais um modelo moderno de gestão pública, reequilibrando as finanças e resgatando a capacidade de investimentos. Organizou uma equipe profissional que, sob a coordenação de ANTÔNIO ANASTASIA, soube planejar e executar com precisão os programas de governo.  Demonstrou, sempre, habilidade política e serenidade para debater as questões de interesse de Minas e do país.

Deputado Federal: BONIFÁCIO ANDRADA (4566)
Como deputado federal sempre acolheu as demandas da secretaria de saúde. Atencioso e comprometido, viabilizou junto ao governo de Minas Gerais, em 2007, a liberação do alvará sanitário para o hospital municipal de Araguari, que por motivos estranhos à nossa compreensão ou vontade, jamais entrou em funcionamento. Da mesma forma, apoiou incondicionalmente nosso trabalho na elaboração do plano estratégico de gestão do hospital municipal; plano este também ignorado pela gestão municipal

Deputado Estadual: LUIZ HUMBERTO CARNEIRO (45999)
Como deputado estadual, foi sempre um ponto de apoio em Belo Horizonte, para nossas demandas junto à Secretaria de Estado da Saúde. Em março/2007 esteve conosco em audiência com o secretário de estado da saúde quando, após nossa exposição de motivos, foi tomada a decisão de implantar em Araguari a UTI Adulto. Da mesma forma, LUIZ HUMBERTO mantém um canal de comunicação permanente, para receber demandas e levá-las, pessoalmente, ao governador do Estado.

Eleição é assim.
A gente não vota contra alguém. Cada um escolhe, de forma democrática e consciente, seus candidatos e exerce a cidadania: votando e cobrando resultados.

Edilvo Mota, 51 anos, Araguari, Minas Gerais
* Contador, perito contábil e auditor
* Especialista em Gestão de Saúde
* Secretário municipal de saúde em Araguari (janeiro/2005 a março/2008)
* Professor universitário nas disciplinas Administração Mercadológica (Administração),
Administração em Enfermagem (Enfermagem), Saúde Coletiva e Epidemiologia (Farmácia),
Auditoria e Controle Interno (Gestão Pública), Introdução à Economia e Administração em Saúde Pública (Nutrição).

EM TEMPO: opção de voto não é pra concordar, nem discordar. Cada um faz a sua...

Nenhum comentário: