sábado, 16 de julho de 2011

HÉLIO MACHADO: um araguarino nos Jogos Mundiais Militares

JOGOS MUNDIAIS MILITARES
Acabo de assistir à abertura dos JOGOS MUNDIAIS MILITARES, no Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro. A transmissão foi feita pela TV Pública TVBRASIL.

Linda solenidade, com arquibancadas lotadas, presença da presidente Dilma Roussef. Shows com Paralamas do Sucesso, Toquinho, Zizi Possi, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão e Dudu Nobre - só música de qualidade.

A pira foi acendida por PELÉ, o Atleta do Século XX, que além de tudo que conquistou como jogador profissional pelo Santos, Seleção Brasileira e Kosmos, em 1959, como soldado do Exército (e já Campeão do Mundo) foi Campeão Sulamericano Militar de Futebol pelo Brasil.

UM ARAGUARINO EM DESTAQUE, NOS JOGOS MUNDIAIS:

Capitão HÉLIO MACHADO, de Araguari, em competição de Orientação


Motivo de orgulho para nós, araguarinos, o Capitão HÉLIO MACHADO, filho de Araguari que serviu ao Exército como Sargento, Subtenente e Oficial, em Uberlândia (36º BIMTZ) e outras cidades.

Machadinho, como carinhosamente o chamamos, nós os amigos de caserna, faz parte do Comitê Organizador dos Jogos Mundiais Militares.

HÉLIO MACHADO sempre foi um atleta excepcional, no futebol, atletismo e na ORIENTAÇÃO, esporte praticado em campo aberto, com bússola e mapas, onde o atleta deve localizar pontos distribuidos pela área geográfica. Vence aquele que percorrer o trajeto no menor tempo, localizando os pontos e anotando as senhas de cada um.Durante 6 anos, tive a honra de conviver com HÉLIO MACHADO, ambos como sargentos na 1ª Companhia de Fuzileiros do 36º BIMTZ, em Uberlândia. Fomos colegas de farda, parceiros na equipe de Futsal do Batalhão, no atletismo e na prática da Orientação (que ele sempre ganhava, claro). É um fraterno amigo, até hoje.
Dotado de um preparo físico e técnico fora do comum, HÉLIO MACHADO (o nosso Machadinho) representou o Exército Brasileiro no Campeonato Mundial de Orientação, em várias partes do mundo.

Atualmente, HÉLIO MACHADO é diretor do Clube de Orientação do Triângulo Mineiro e presidente da Federação Mineira de Orientação.HÉLIO MACHADO é outro araguarino que orgulha esta cidade.

4 comentários:

Fernanda disse...

Nossa, esse é especial mesmo, dedicou-se a organização desse evento e a recompensa vem agora, com a homenagem, desse amigo. Um grande abraço!!! A ORIENTAÇÃO é a vida do Machadinho! Fernanda Vieira Machado

Fernanda disse...

Esse araguarino é mto especial mesmo, sua dedicação ao esporte sempre foi completa. A orientação é sua vida!!! E a recompensa esta aí, o carinho do amigo Mota! Fernanda Vieira Machado.

Unknown disse...

Fernanda,

seu pai merece todas as honras.

Tenho um carinho especial por ele e toda sua família, pela convivência sempre fraterna, desde antes do seu nascimento, quando o Leo ainda era bebê de colo (rs, rs).

Dizia Martin Luther King:

"O que preocupa não é o grito dos desonestos, dos sem ética, dos sem caráter. O que preocupa é o silêncio dos bons".

Ricardo Machado disse...

Parabéns ao Capitão Machado, um exemplo de homem, atleta, pai, marido e, acima de tudo um grande brasileiro que faz tudo pelo seu país e pelo exército brasileiro. Parabéns a organização dos Jogos Mundiais Militares e especialmente a esse grande PAI, "Machadinho".